quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (16), a Campanha Nacional de Imunização de Seguimento contra o Sarampo. Segundo o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, mais de 88% das crianças já havia sido imunizada até quarta-feira (14).

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, a mobilização dos estados e municípios é importante para ampliar a proteção da população. "A falta de homogeneidade faz com que você crie grupos de população susceptíveis a doença”, diz. Ela explica que isso pode facilitar a importação de algum caso nas localidades, devido ao fluxo de turistas e de pessoas que vem a trabalho. O Brasil já solicitou à Organização Panamericana de Saúde (Opas) o certificado de país livre da doca. “Se no município tiver baixas coberturas, há o risco de surto nessas localidades e possibilidade da volta da transmissão da doença no País", afirma.

A segunda etapa da mobilização foi iniciada no dia 13 de agosto, em todos os municípios de 18 estados brasileiros (Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins) e do Distrito Federal. Na primeira fase da campanha, oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul) vacinaram as crianças de um ano a menores de sete, e mantiveram suas mobilizações para atingir a meta.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento das mesmas.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.