domingo, 18 de setembro de 2011

Semana Nacional de Trânsito 2011 pretende estimular respeito às regras de convivência

Entre os dias 18 e 25 de setembro, o Ministério das Cidades e o Denatran, em parceria com outros órgãos federais e estaduais, promovem a Semana Nacional de Trânsito 2011. Com o tema “Juntos Podemos Salvar Milhões”, a ação pretende conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito. O lançamento da campanha acontece em Salvador (BA).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito foram contabilizadas em 178 países no ano de 2009. Desse montante, a falha humana lidera as causas da violência no trânsito.

A campanha do Ministério das Cidades se juntará a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, instituída em 2010 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de reduzir em até 50% os índices de mortes no mundo no período de 2011 a 2020.

Paralelamente a Semana Nacional do Trânsito, será celebrado em 22 de setembro o Dia Mundial Sem Carro. A ação visa conscientizar os cidadãos para os possíveis prejuízos de uso excessivo de carros e motos em detrimento de meios que possam promover a sustentabilidade.

A proposta apresentada para a Semana pelo MinCidades e Denatran é modificar o cenário atual, no qual o trânsito se insere em um contexto sociocultural. O ser humano, no papel de cidadão deve se envolver no respeito às regras independente da fiscalização, além de adotar comportamentos compatíveis com as necessidades de um trânsito seguro. Já os agentes precisam intensificar e melhorar os instrumentos de fiscalização e controle.

O material publicitário da campanha terá abrangência nacional e consiste em quatro filmes publicitários de 30 e 15 segundos; peças gráficas incluindo anúncios, cartazes e folderes; mídia alternativa como mobiliário urbano, busdoor, motodoor, taxidoor; ações especiais em restaurantes, aviões, bares, casas noturnas e no Rock in Rio; internet e redes sociais

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Denatran vai realizar blitz educativas. Entre os dias 10 e 23 de setembro.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.