quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Feira de Artesanato em Salvador expõe trabalhos da agricultura familiar

A nova safra de artesãos baianos, que participam do programa “Artesãos na Agricultura Familiar” com o acompanhamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), vão poder comercializar seus produtos, confeccionados a partir da fibra da bananeira, durante a Feira Baiana de Artesanato, que acontece em Salvador, no Jardim dos Namorados. O evento transcorre durante os finais de semana com previsão de se estender até março de 2012.

Os artesãos da Cooperativa de Agricultores Familiares do Povoado de Cabeceira do Rio (Copascar), sediada em Utinga, foram capacitados pela EBDA, através de cursos e oficinas sobre o uso da fibra da bananeira, com o objetivo de criar uma nova fonte de renda para o povoado.

Segundo Cleunilda Jesus Silva, técnica social do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território da Chapada Diamantina (Centraf), da EBDA, idealizadora do projeto, a escolha pela fibra de bananeira ocorreu por ser uma matéria-prima da região, que era descartada após a colheita. “Percebemos que o caule da bananeira era descartado, apodrecendo, sem nenhum benefício ou retorno financeiro. Daí, a idéia de se pensar em uma alternativa para o aproveitamento desse material, com agregação de valor, surgindo então, a opção do artesanato”, explicou Cleunilda.

Para a técnica, o projeto tem surtido efeito, pois foi assimilado pela comunidade e está com bastante aceitação no mercado. “Alguns objetos chegam a alcançar o valor de R$ 300, o que estimula os agricultores artesãos a produzirem mais e com melhor qualidade”, afirmou. Adriano Gomes, presidente da Copascar, e Emerson Araújo, tesoureiro, serão os representantes da comunidade, junto à feira, em Salvador. O projeto “Artesãos na Agricultura Familiar é coordenado pela EBDA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Utinga, Secretaria de Educação Municipal e Copascar. A Feira de Artesanato é promovida pelo Instituto Mauá.

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)
Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

.

.