quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Crescimento das cooperativas da agricultura familiar é debatido

Planejar, desenvolver e consequentemente comemorar o crescimento do setor no ano internacional das cooperativas (2012), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse é o objetivo das mais de 80 pessoas, entre agricultores cooperados, técnicos, agentes de bases de serviços e representantes de órgãos públicos, que estão participando da Jornada de Apoio à Estruturação e Gestão Qualificada dos Empreendimentos da Agricultura Familiar nos Territórios da Bahia, no Centro de Treinamento da EBDA, em Itapuã, Salvador.

Nas apresentações de ontem (27) e hoje foram tratados temas ligados ao fortalecimento da comercialização dos produtos da agricultura familiar, financiamento para a agroindustrialização, além das novas e futuras ações de apoio às Cooperativas da Agricultura Familiar na Bahia.

“É um grande desafio discutir e trabalhar para melhorar a comercialização dos produtos da agricultura familiar”, destaca o diretor de pecuária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), João Bosco Ramalho.

“Nosso propósito é fazer um balanço do que já foi feito, além de definir e organizar a comunidade para o futuro”, complementa Wilson Dias, da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) da Seagri, também presente no evento.

As cooperativas e associações têm legislações específicas há décadas, porém as políticas públicas vêm sendo intensificadas nos últimos anos fazendo com que diversos setores acreditem no desenvolvimento desse setor. “Queremos ampliar e planejar nossas ações para crescermos muito em 2012”, destaca o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), Urbano Carvalho.

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Bahia, Welligton Hassegawa, destaca a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) como pilar para o desenvolvimento da agricultura familiar, resultando na produção de riquezas e diversidades para o cooperativismo.

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)
Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

.

.