terça-feira, 27 de setembro de 2011

Secretário da Agricultura prestigia Simpósio da Pupunheira em Ilhéus

O segundo dia de atividades do 1º Simpósio Brasileiro da Pupunheira (Simbrap), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, a 433 quilômetros ao sul de Salvador, terá amanhã (28) como destaque a presença do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. Na qualidade de moderador da mesa-redonda “Casos de Sucesso no Agronegócio Palmito de Pupunha na Bahia”, às 14 horas, o secretário terá a oportunidade de expor as ações do Governo do Estado para o desenvolvimento do setor.

A mesa-redonda terá Ricardo Araújo Ribeiral, da Inaceres – Bahia, que apresenta o case “Inaceres: Um Elo na Construção da Cadeia do Palmito de Pupunha no Brasil”, e Roberto Lessa Ribeiro Junior, da Fundação Odebrecht, que abordará “Impactos do Negócio Pupunha na Agricultura Familiar – Caso Coopalm/Cultiverde”. Ainda, Augustinho de Carvalho, da Nutuvalle – Bahia, que falará sobre “Oportunidades de Desafios de Uma Empresa Familiar Dentro do Agronegócio Palmito”; e Arlindo Alves Moreira Filho, do Grupo Gabrielli – Bahia, que discorrerá sobre “Palmito Pupunha: A Trajetória em Busca do Sucesso”.

Pela manhã, às 8 horas, o extensionista da Ceplac Wilson Destro, da Superintendência de Rondônia, faz palestra sobre “Avanços nos Modelos de Sistemas Agroflorestais de Cacaueiros e Pupunheiras em Rondônia. Às 9 horas haverá mesa-redonda sobre “Normas para Importação e Internalização de Sementes Beneficiadas de Pupunha, tendo como moderador o fiscal estadual agropecuário da ADAB Clécio Luis Teles, e participação de Cósam de Carvalho Coutinho do Departamento de Sanidade Vegetal – MAPA/SDA/DSV; Carlos Luiz Borges Ribeiro, da MAPA/SFA/BA; e Catarina Cotrim Mattos Sobrinho, da ADAB.

Às 11 horas mesa-redonda debate “Agronegócio Palmito no Brasil: Mercado e Viabilidade Econômica”, tendo como moderadora Mônica Moura Pires, da UESC, e a participação de Anibal dos Santos Rodrigues, do IAPAR/PR; e Antonio Carlos Araújo, da MAPA/Ceplac. A última sessão técnica, às 16 horas, será a mesa-redonda “Uso de Frutos da Pupunheira na Alimentação Humana e Ração Animal”, atuando como moderador Luiz Alberto Mattos Silva, da UESC, e tendo a participação de Lucia Kiyoko Ozaki Yuyma, do INPA/AM; Maria das Graças Parada Silva, da MAPA/Ceplac; Biano Alves de Melo Neto, do IF Baiano; e Ronaldo Farias Vasconcelos, da UESB.

O 1º Simbrap está sendo organizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). São instituições parceiras, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), e Fundação Pau Brasil, sendo apoiado por instituições públicas federais, estaduais, municipais e do agronegócio palmito-pupunha.

Também conta com o apoio da Embrapa, IF Baiano, Banco do Nordeste, Senar, Sebrae, Seagri, EBDA, ADAB, Bahiatursa, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Associação Brasileira de Horticultura, Sociedade Brasileira de Fruticultura, Prefeituras de Camamu, Ilhéus, Itabuna, Una e Uruçuca, Inaceres Agrícola, Coopalm, Palmitos Cultiverde, Grupo Gabrielli e Viveiros Flora do Vale.

Jornalista ACS/Ceplac/Sueba

Luiz Conceição

0 comentários:

Postar um comentário

.

.