terça-feira, 27 de setembro de 2011

Associação Brasileira de Nutrição defende novos hábitos para evitar desperdício de alimentos

No Brasil, a cada ano, até 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo. Os dados estão no segundo relatório de 2008 da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO), que aponta também que 64% do que é plantado no Brasil é descartado.

Não faltam estudos para apontar o alto desperdício de alimentos pelos brasileiros. As pesquisas mostram que há desde falha no processo de armazenamento e transporte, como insensibilidade de consumidores até falha na educação alimentar. Compramos mais do que consumimos e não sabemos reaproveitar.

Enquanto jogamos comida fora, existe 1 bilhão de pessoas aguardando um prato de alimento todos os dias, segundo dados da Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV). O desperdício de alimentos é um grande problema que precisa ser curado em todo o mundo.

"Estamos atrasados para mudar nossa postura", diz a diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Jacira Conceição dos Santos. Ela defende ações permanentes de educação que promovam mudanças na rotina diária do brasileiro. "Podemos evitar desperdício de alimentos, colaborando para nossa saúde física e financeira, mas para isto temos de assumir algumas atitudes que talvez levem tempo para se tornar novo hábito, pois um hábito só pode ser criado através da repetição do novo comportamento", avalia.

"Vale escrever na agenda, no quadro de avisos da casa, do trabalho, deixar bilhetes e tudo o mais que possa chamar sua atenção e das pessoas que estão à sua volta para o novo comportamento, novos caminhos, novos locais de compra e novas receitas para o dia a dia", enumera.

Ela dá algumas dicas importantes para auxiliar na mudança de comportamento, como por exemplo, organizar cardápios de almoço, jantar e lanches intermediários. Na hora de ir ao supermercado, leve uma lista de compras com as quantidades que a família vai consumir no período estipulado e não faça compras com pressa.

Só com tempo se pode avaliar a preservação das embalagens, verificar a data de validade, preço, novos produtos e verificar temperatura de conservação das carnes e congelados. Legumes e frutas adquiridos em feiras ecológicas são mais duráveis porque não foram armazenados, são orgânicos (livres de agrotóxicos) e são alimentos da estação do ano. Portanto, mais adequados para a saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.