domingo, 18 de setembro de 2011

Teixeira: Exposição destaca evangelização católica


Na segunda-feira (19), às 21 horas no Salão de Reuniões da Igreja São Pedro, na Praça Castro Alves, será aberta a segunda exposição que integra a programação da comemoração do ano jubilar desta diocese. O público terá oportunidade de conhecer aspectos dos 50 anos da respectiva história, através de objetos, imagens sacras, fotografias e documentos. Com funcionamento de segunda a sábado, o evento aberto à comunidade, permanecerá no local até o dia 21 de outubro.

Organizada pela Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas e UNEB/Colegiado de História, Campus X, a mostra reúne elementos que indicam a situação do extremo sul baiano desde o período anterior à instalação da diocese. “Enfocamos a importância da criação da mesma no processo de evangelização católica regional, bem como a mudança da sede de Caravelas para Teixeira de Freitas no ano de 1983”, destaca a Profª. Msc. Liliane Maria Fernandes Cordeiro Gomes, coordenadora do projeto.

Segundo a professora, o acervo possibilitará ao visitante uma interação com o passado, reanimando no tempo presente, a compreensão de que a história do jubileu diocesano é construída a partir de ações das pessoas que atuaram e atuam na região. A seleção do material foi realizada por historiadoras.

O trabalho de catalogação dos documentos vem sendo feito pela equipe desde julho de 2010 na cúria diocesana disponibilizada por Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas que incentiva e apóia a execução do projeto, cujo objetivo além de contribuir na programação do jubileu é o de organizar o acervo do futuro museu diocesano.

Integram a respectiva equipe sob a coordenação da professora Liliane Fernandes, as historiadoras: Alzinete Ferreira Santos, Aretuza da Cruz Silva, Lizete Caíres Barros Martins, Maria José Carmo Alves de Bruym, Susana Teodoro Ferreira, Talita Alves Maia Pinheiro e Uerisleda Alencar Moreira, todas graduadas do curso de História da UNEB, Campus X, Teixeira de Freitas.

A exposição “Tempos de gênese e transformação da Diocese Teixeira de Freitas/ Caravelas” funcionará das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30, exceto aos sábados que abrirá somente pela manhã. As visitas monitoradas, inclusive, no período da noite, poderão ser agendadas pelo telefone (73) 3291-2130. Durante a mostra será exibido o documentário “Dom Antonio – uma narrativa da evangelização católica no extremo sul baiano”.

Fonte: Comissão Organizadora da Exposição

0 comentários:

Postar um comentário

.

.