quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Comunidades agrícolas fazem Diagnóstico Rural com equipe da EBDA

Mais de 40 técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), do Território Velho Chico, participam, no período de 3 a 8 de outubro, do Curso de Formação Inicial de Técnicos da EBDA, onde serão capacitados para atuarem junto a agricultores familiares. O curso acontece no auditório do Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Bom Jesus da Lapa, sob a responsabilidade da Gerência Regional da EBDA/Coordenação do Projeto Pacto Federativa, no município.

Ministrado pelos técnicos da empresa, José Milton da Silva, José Dutra de Oliveira e Lucivan Souza, a capacitação vai abordar a missão da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), frente ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar, no território, e as teorias e prática da metodologia participativa.

Na formação, os treinandos vão analisar e aplicar conhecimentos, durante os dias 5 e 6, com aulas teóricas e prática de campo, que acontecerá, simultaneamente, nas comunidades de Lapinha, Lagoa da Piranha e Lagoa dos Peixes. Divididos em equipes, os participantes exercitarão as técnicas para desenvolver um Diagnóstico Rural Participativo (DRP), e um Estudo de Unidade de Produção Familiar, no qual os agricultores traçarão as estratégias de desenvolvimento da própria comunidade.

“Ficamos satisfeitos por termos sido escolhidos para aplicação deste trabalho em nossa comunidade,” disse o presidente da Associação dos Desenvolvimentos Comunitários da Lapinha, Zelino Campos de Figueiredo.

Para o coordenador do Pacto Federativo, no Território, Luis Geraldo Leão Guimarães, os técnicos serão capacitados para aplicar os DRPs nos 17 municípios do Território, “mas são os agricultores que vão diagnosticar suas carências, demandas e potencialidades”, concluiu o coordenador.

EBDA/Assimp

0 comentários:

Postar um comentário

.

.