sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Secretário da agricultura participa da XIII edição do Festival da Cachaça em Abaíra

O evento começou dia 13 e segue até 18 de setembro

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visita neste sábado (17), a cidade de Abaíra, para o Festival da Cachaça, considerado um dos maiores eventos da Chapada Diamantina por atrair visitantes no mundo inteiro interessados em conhecer a qualidade da cachaça do município. Abaíra é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar da Bahia, com mais de 120 mil toneladas por ano.

O evento tem como objetivos principais a divulgação, qualificação, legalização, técnica de manejo e cultivo da cana-de-açúcar, aproveitamento do subproduto (bagaço da cana) na alimentação animal, adubação do solo e comercialização do produto nos mercados externos e internos, produzindo um produto de alta qualidade, gerando emprego e renda na região. A novidade este ano é a realização da I Feira da Agricultura familiar de Abaíra e um experimento que colocará um veículo para funcionar em plena praça pública com o etanol produzido na região.

Durante o evento ainda haverá a apresentação de uma maquete da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e a utilização dos subprodutos da cana, uma vila rural com demonstração do processo de produção da rapadura, cachaça e álcool combustível, rodada de negócios, mesa redonda, palestras sobre abordando como produzir uma cachaça de qualidade e visita a Cooperativa dos Produtores de Cana e seus Derivados (COOPAMA).

Com mais de 200 anos de tradição, a cachaça de Abaíra é conhecida internacionalmente pela alta qualidade e já foi exportada para países da Europa. Na Bahia, 122 municípios são produtores de cachaça, tendo destaque para Abaíra, que contribui com mais de 10% de toda produção no Estado.

Ascom Seagri

Tatiana Ribeiro/DRT 3800

0 comentários:

Postar um comentário

.

.