domingo, 25 de setembro de 2011

Governo confirma programa de Itaipu entre os temas do Brasil na Rio+20

O programa ambiental Cultivando Água Boa (CAB), desenvolvido pela Itaipu Binacional, será um dos temas de boas práticas do Brasil na Rio+20, Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23), pela secretária de Estado de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, no Seminário de Economia Verde e Inclusiva da Região Sul Brasileira e da Tríplice Fronteira.

“O Cultivando Água Boa foi escolhido por sua agenda concreta e séria, seu impacto regional, e pela universalização que esperamos obter com as ações implantadas aqui”, justificou a secretária.

O anúncio da apresentação efetiva do CAB na Rio+20 foi o ponto alto do, que teve ainda a palestra da secretária Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony, do coordenador de assuntos internacionais do Instituto Vitae Civilis e responsável pela articulação e coleta de projetos brasileiros para a Conferência das Nações Unidas, Aron Belinky, e do superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Juan Sotuyo.

Outro ponto de destaque foi a participação da Argentina e do Paraguai no debate promovido pelo Brasil. Para Belinky, embora sejam promovidos pelo Brasil, os Diálogos Nacionais Rumo à Rio+20, ganham com a inclusão de outros países fronteiriços.

“A natureza não tem as mesmas fronteiras que aquelas impostas pela política. Uma bacia hidrográfica, por exemplo, atravessa nações e por isso seus projetos devem ser pensados em conjunto”, disse o coordenador do Vitae Civilis.

O legado deixado pela Eco-92, responsável pela adoção de mecanismos globais de governabilidade em vigência até hoje, impõe um desafio maior aos países participantes da Rio+20, na análise de Samyra Crespo. “Não podemos nos esquecer desses avanços e honrar este legado, mas precisamos lembrar que somos anfitriões, e não organizadores da conferência das Nações Unidas”, afirmou a secretária.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.