segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Há 82 anos nascia o maior desportista ibicaraiense de todos os tempos




No dia 26 de setembro de 1929, nascia aqui em Ibicaraí, José Néri de Santana, filho do senhor Pedro Soares Santana e dona Josefa Néri de Santana. Quando jovem trabalhou de mecânico, onde entendia tudo da mecânica dos carrões da época.


Na década de 50 foi a São Paulo para trabalhar, passou pouco tempo por lá, pois, o destino tinha reservado Ibicaraí, sua terra natal para servir. Em 1962, casou-se com Márcia Lessa de Santana, onde teve uma convivência de 12 anos, e com ela teve Margareth Lessa Néri de Santana (in-memórian), Wagner Lessa Néri de Santana, mais conhecido por Maguel, e Marconi Lessa Néri de Santana. Nesta época trabalhava no Cartório de Registro, na qualidade de tabelião.

No final da década começou a trabalhar na Câmara de Vereadores, onde ficou por 41 anos até a sua aposentadoria, 41 anos depois. Anos mais tarde teve uma convivência com a senhora Tânia, com quem teve mais uma filha, Maria Heloisa Néri de Santana.

Em 1980 foi para a cidade de Potiraguá, para trabalhar na Prefeitura local, paralelo as suas atividades de servidor publico municipal, exerceu a função de professor de Geografia, História e OSPB. Lá em Potiraguá, ficou por 16 anos, mas nunca deixava de vim semanalmente a Terra Santa, foi quando em 1996 veio definitivamente.

O futebol na vida de Zé Néri apareceu ainda jovem quando o mesmo era jogador, era muito veloz, o que lhe rendeu o apelido de Curisco. Mas, lamentavelmente não pode prosseguir jogando devida uma contusão, que lhe tirou das competições como atleta.

Aí foi quando surgiu um dos maiores, se não o maior dirigente de futebol de Ibicaraí, em vida ficou ligado ao futebol ibicaraiense por 55 anos de dedicação. Na época em que faleceu era considerado o dirigente de mais tempo em atividade no interior da Bahia.

Esteve a frente de quase tudo em que se refere ao esporte; foi presidente do Clube dos Comerciários, presidente da Sociedade Montipio dos Artistas de Ibicaraí, presidente do Pérola Futebol Clube, presidente da AESI Atlético Clube, presidente do Guarany Esporte Clube, foi diretor do Clube dos Quarenta, presidente da Liga Ibicaraiense Lítero Esportiva, assim era chamada a Liga de futebol na época, onde foi o ultimo presidente.

Em 1973 foi um dos fundadores da Liga Ibicaraiense de Futebol, entidade atual, e como não poderia ser diferente, foi o primeiro presidente, onde depois foi mais sete vezes, foi vice outras vezes, e secretário outras mais. Coincidência ou não, quando faleceu ocupava a presidência da Entidade, onde exercia o cargo por amor ao futebol, sua grande paixão.

Gozava de boa saúde, e não sentia absolutamente nada, fazia caminhadas semanalmente, dentro do Estádio Euclidão, local onde estava presente quase todos os dias.

No dia 21 de dezembro de 2008, o ícone do futebol ibicaraiense faleceu, deixando órfão o nosso futebol. Só nos restando a saudade de quem tanto fez, e será lembrado por todos nós eternamente. Na missão de levar adiante o seu maior sonho, de ver o nosso futebol cada vez mais forte.

E nestes tempos novos em que ressurge os bons resultados do nosso futebol, peço licença a todos, para dedicar a Zé Néri. Pois tudo nasceu lá atrás com a participação dele.

Fonte: Ibicaraí Esporte por Sandoval Novais

0 comentários:

Postar um comentário

.

.