sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que ficar muito tempo sem comer ou de jejum engorda?

Em vez de emagrecer, ficar muito tempo sem comer pode fazer você engordar! A Corpo a Corpo conversou com a nutricionista Viviane Corrêa do Nascimento para entender por que isso acontece...


Ficar muito tempo sem comer engorda, sim! Quando você passa mais de três horas sem se alimentar ou faz jejum, o corpo economiza no gasto calórico e o metabolismo fica mais lento. É a forma dele estocar energia para prevenir a falta.

A culpa desse fenômeno é dos nossos ancestrais. Na época das comunidades primitivas, quando os homens viviam da caça, passava-se dias sem ingerir um alimento. O organismo então se adaptou a economizar energia, pois não sabia quando se alimentaria de novo

Além disso, quando você volta a se alimentar, a fome está incontrolável e faz você comer mais ainda. E o que você come, fica estocado na forma de gordura. O organismo age pela lei da compensação: ele tenta manter uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum.

Desta maneira, além de fazer mal à saúde, a perda de peso nesse caso é basicamente decorrente da perda de líquidos celulares e massa múscular e, portanto, não é eficaz. Sem contar os outros prejuízos que ocorrem no organismo, como dor de cabeça, fraqueza, tontura etc. O ideal, portanto, é fazer de 5 a 6 pequenas refeições por dia. ( Carla Festucci )

0 comentários:

Postar um comentário

.

.