sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deputado Augusto Castro lamenta morte da educadora Waldyr Montenegro

O deputado Augusto Castro lamentou a morte da professora Waldyr Montenegro Matos, fundadora das Faculdades Montenegro, no município de Ibicaraí, ocorrida no último dia 11, provocada por um Acidente Vascular Cerebral. Através de Moção de Pesar o parlamentar ressalta que a professora partiu aos 94 anos bem vividos e dedicados à educação ibicaraiense, deixando a todos o legado da importância da educação para o desenvolvimento das pessoas e das cidades.
Natural do município de Caetité, sudoeste baiano, Waldyr Montenegro estudou na mesma escola que o conhecido educador Anísio Teixeira, que foi Secretário de Educação do Estado da Bahia e um dos fundadores da UnB – Universidade de Brasília.
Para esposo e companheiro das letras e do amor,Waldyr encontrou em seu caminho, na sua cidade natal, o também professor Oscar de Queiroz Matos. Dessa parceria vieram cinco filhos: Osdyr Brasileiro Matos, Walmar Montenegro Matos, Magnólia Montenegro Matos, Osdymar Montenegro Matos e Waldyr Montenegro Matos Júnior.
Augusto Castro destacou, em sua homenagem à professora Waldyr Montenegro, que no lado profissional o casal permaneceu dedicado à educação e, em 18 de março de 1956, fundaram em Ibicaraí – BA, a AEM – Academia de Educação Montenegro, por onde passaram mais de 38 mil alunos. Ainda ressaltou que a professora foi uma das pioneiras no ensino privado na região cacaueira e na política de Ibicaraí, sendo a primeira vereadora eleita no município.
O projeto de expandir conhecimentos resultou na criação das Faculdades Montenegro, em maio de 1989 - a primeira Faculdade de Educação Física do interior do Estado da Bahia, que passou a oferecer, posteriormente, os cursos de Pedagogia, Educação Física, Secretariado e Turismo. A faculdade surgiu após quase três décadas de experiência com a Academia de Educação Montenegro.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.