sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Augusto Castro homenageia 59 anos de Ibicaraí




NOTÍCIAS DO MANDATO

Deputado AUGUSTO CASTRO - PSDB

------------------------------------------------------------------------

Em 21.10.2011



O município de Ibicaraí, no Sul da Bahia, foi homenageado pelo deputado Augusto Castro homenageou, através de Moção de Congratulação, pela passagem dos 59 anos de emancipação política. Filho de Ibicaraí, o deputado relata que a história da sua terra natal, como município, começou em 22 de outubro de 1952, quando a Lei Estadual nº 451 fez com que deixasse a condição de vila e se desmembrasse, em definitivo, de Itabuna. Mas ressalta que a história de Ibicaraí começou muito antes, com Manoel Marques dos Santos Primo, que em 1916 comprou um roçado à margem esquerda do Rio Salgado.

Augusto Castro informa que o primeiro povoamento de Ibicaraí começou com a família de Manoel, que imigrou para o pequeno roçado, iniciando a cultura da semente do cacau na região. Com a expansão natural da cultura do cacau, um ano depois estava formado um pequeno povoado, em cujo barracão central eram realizados pequenos negócios e se colocava a conversa em dia.

Em sua Moção de Congratulação Augusto Castro destaca que primeiro nome de Ibicaraí, enquanto povoado de Itabuna, foi Palestra. Depois, em 1920, por sugestão de Aurélio Caldas, seu nome passou a ser Palestina, que foi elevada à condição de vila, em 1937. O nome Ibicaraí, que na língua Tupi quer dizer "Terra Sagrada", foi dado pela Lei Estadual nº 141, de 1941, quando passou à condição de distrito de Itabuna.

Em 1952 Ibicaraí passou a ser município, quando foi desmembrada de Itabuna. De acordo com os limites que lhe foram concedidos pela Lei nº 491, de 22 de outubro de 1952, sua extensão territorial era de 1300 km². Ainda em 1950 sua população (mais de 84% na zona rural) era 73.397 habitantes - 37.813 homens e 35.384 mulheres. Na sede viviam 8.020 pessoas.

Ibacaraí se emancipou trazendo consigo as vilas de Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves, Itaiá e Itororó. Ibicaraí contava ainda, com os povoados de Cajueiro, Saloméia, Santa Isabel, Coquinhos, Ponto do Astério, Ipiranga, Rio do Meio, Jussara e Itati.

O deputado lamenta em sua Moção, que a extensão territorial de Ibicaraí tenha diminuindo ao longo dos anos, com a emancipação de algumas das suas antigas vilas. Em 1958 perdeu a vila de Itororó; 1962, perdeu as vilas de Floresta Azul, Firmino Alves e Santa Maria da Vitória.

Hoje, sua extensão territorial de Ibicaraí é de 231, 938 km2 e sua população de 24.272 habitantes. Desde o fechamento da única fábrica da cidade, a Coca-Cola, em 1999, o desenvolvimento ficou estagnado. Atualmente, a principal fonte de renda da cidade é proveniente da prefeitura e do comércio local.

Ibicaraí tem, em sua história, nomes como o dos professores e ex-vereadores Oscar de Queiroz Matos e Waldyr Pinto Montenegro Matos, falecida neste mês de último; ambos filhos adotivos de Ibicaraí que deixaram um legado da educação através da instituição que fundaram: as Faculdades Montenegro.

O município de Ibicaraí está localizado a 470 km de Salvador, na Zona Centro Oeste da Região Cacaueira. Limita-se ao Norte com Almadina, ao Sul com Itapé, a Leste com Coaraci e a Oeste com Floresta Azul. Ocupa atualmente a área de 231,938km².

Sua topografia, considerada acidentada, é formada pelas serras Jussara e Quatro Porcos. O município é banhado pelo Rio Salgado e seus afluentes são: Córrego Grande, Cajueiro, Luxo, Veados, Banha, Saloméia, Barbados, Miúdos, Patioba, Iscas, Riacho de Areia e as Cachoeiras de Pancada Formosa e Pancadinha, distantes 09 km do centro da cidade.

Foto: Ascom/Alba

Vanda Amorim - Assessora de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

.

.