sexta-feira, 29 de novembro de 2019

IBICARAÍ – Secretaria Municipal de Saúde realiza vacinação de gatos e cachorros


Fonte: Assessoria de ComunicaçãoEquipe da Vigilância Sanitária fez vacinação de cães e gatos no box da Feira

A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Ibicaraí, através de sua equipe de Vigilância Sanitária, realizou na tarde da última quarta-feira, dia 27 de novembro, no box da Vigilância Sanitária, localizada na Praça Vieira de Melo (Praça da Feira), Vacinação antirrábica, para cães e gatos, a partir dos 03 meses de idade.
Durante toda a tarde, os fiscais sanitários Walber Oliveira Borges e Marilúcia Macedo da Trindade, realizaram a vacinação de 73 animais pet, sendo 66 cães e 07 gatos.
Embora as vacinas geralmente não provoquem efeitos colaterais nos pets, a de raiva é a que mais pode causar algum desconforto como gripe, reação na pele ou nas vias respiratórias nos primeiros três dias, mas são muito seguras em relação a sua eficácia.
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. Por isso é tão importante que o seu animal seja vacinado.
Conforme informações da Coordenadora da Vigilância Sanitária Letícia Ribeiro, os filhotes devem ser vacinados a partir de 03 meses de idade e revacinados anualmente.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.