terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seagri apresenta projetos de assistência técnica e extensão rural para o governo do Equador


O conjunto das ações e políticas nacionais e estaduais voltadas para o desenvolvimento territorial, assistência técnica e fortalecimento da agricultura familiar foram apresentadas pelos representantes da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), na manhã de hoje (25), durante o segundo dia de reuniões com a comitiva do governo do Equador, que está na Bahia em busca de parcerias para o combate à pobreza rural. Além dos programas, os equatorianos conheceram produtos da agricultura familiar, como a geléia de umbu, produzida pela Copercuc, no município de Uauá, que já foi exportada para países da Europa.

Recepcionados pelo secretário da Agricultura em exercício, Jairo Carneiro; o superintendente da Agricultura Familiar (SUAF), Wilson Dias; o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo Teles; diretor da Coordenação de Desenvolvimento Agrícola (CDA), Luís Anselmo, além de técnicos de Seagri, a delegação do Equador - liderada pelo vice-ministro do Desenvolvimento Rural, Miguel Carvajal -, conheceu as potencialidades da Bahia e os principais programas nacionais, dinamizados pelo governo estadual como o Garantia Safra, Pronaf e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Wilson Dias destacou que o intercâmbio Bahia e Equador é de extrema importância para a troca de informações e experiências. “Esse é um momento rico, em que tivemos a oportunidade de mostrar as nossas ações. Nós compartilhamos com a comitiva as nossas estratégias de combate à pobreza rural, segurança alimentar e elevação da renda rural de modo que os equatorianos possam aperfeiçoar suas políticas públicas”.

Elionaldo de Faro Teles apresentou a empresa, o trabalho que desenvolve com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública, o Plano Plurianual (PPA) – referente à EBDA -, os Projetos de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Programa Vida Melhor, o Projeto de Melhoramento Genético da Bovinocultura de Leite e o de Recuperação de Solos, além dos trabalhos de pesquisa e extensão. “A apresentação da EBDA para o governo do Equador dá a exata dimensão que tem o Brasil e a Bahia no cenário internacional, acerca da agricultura familiar. Acabamos de mostrar toda a experiência da empresa com culturas diversas, e especificamente com assistência técnica. Desenvolvemos esse trabalho há 46 anos, então temos toda condição de demonstrar as conquistas efetivadas nesse período”, salienta Teles.

Miguel Carvajal avaliou a visita a Bahia como positiva. Ele pontuou algumas experiências bem sucedidas do Brasil, em especial da Bahia, quanto à segurança alimentar, às políticas para agricultura familiar e relação com os movimentos sociais, que possam servir de exemplo para os países vizinhos. “Todos esses trabalhos com o Brasil são de fundamental importância para que possamos desenvolver intercâmbio, trocar experiências e estabelecer uma linha de cooperação entre os governos do Brasil e Equador”.

Ascom Seagri/EBDA

Tatiana Ribeiro/ Patrícia Maia

0 comentários:

Postar um comentário

.

.