segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Participantes comemoram êxito do Seminário de Própolis e Pólen

Os participantes do 1º Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, VI Seminário de Própolis do Nordeste, V Encontro Nacional de Produtores de Pólen e Feira de Produtos Apícolas, no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Ceplac, no km 22 da Rodovia BR-415, eixo Ilhéus-Itabuna, comemoram o sucesso tanto pelo nível técnicos dos temas abordados como pela mobilização do segmento produtor. Entre terça-feira (25) e sexta-feira (28), cerca de 520 pessoas, entre apicultores, técnicos e autoridades, prestigiaram os eventos.

Na avaliação da engenheira agrônoma Vandira da Mata, coordenadora estadual de Apicultura da EBDA, os palestrantes foram de alto nível, a participação dos apicultores foi boa e os temas abriram a visão em relação aos mercados consumidores em nível nacional e internacional. Segundo ela, a EBDA aproveitou a oportunidade para capacitar seus técnicos para que a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural aos produtores seja melhorada, inclusive para a profissionalização dos apicultores.

O cooperado Murilo Bonfim de Souza, associado à Cooperativa dos Apicultores da Bahia, em Jeremoabo, no norte do Estado, se disse satisfeito com o resultado dos eventos promovidos pela Ceplac, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Federação Baiana de Apicultura (Febamel), Senar e Sebrae. “Foi tudo bem organizado e de alto aproveitamento, bons instrutores e temática. A gente leva como mensagem a necessidade de elevar a produção e produtividade e reduzir custos, a partir de manejo e troca de rainhas, para sucesso na apicultura”.

Para o extensionista da Ceplac e palestrante Ivan Costa e Souza, a recomendação básica ao apicultor foi a de aumentar a produtividade do mel, própolis e pólen, com treinamento do desenvolvimento e alimentação de enxames e aplicação de um calendário de práticas muito bem feitas adaptadas a cada região. “A troca de rainhas deve ser feita de 10 meses a um ano. No pólen, a cada 10 meses, quando a produção cai e se necessita reestruturar os enxames. Na própolis, em um ano ou imediatamente, se a rainha não servir. Se o agricultor fizer tudo na entressafra pode ter safra melhor e bom desempenho na atividade”, resumiu.

O extensionista disse que a atividade apícola se torna autossustentável com a produção de pólen em 100 gramas/colmeia/dia e com o produtor atuando em grupo ou empresarialmente para obter 400 kg por mês. No caso da própolis, a produção tem que ser de 400 gramas/colmeia/mês.

Antes da viagem para visita técnica a Unidade de Beneficiamento de Pólen de Canavieiras, a 582 km de Salvador, na sexta-feira, o pesquisador da Ceplac e presidente da Comissão Organizadora, Ediney de Oliveira Magalhães, fez um balanço positivo dos eventos que reuniram caravanas de vários estados brasileiros e municípios da Bahia, tendo destacado que para os participantes o grande entrave é a legislação.

Ao final, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Federação Baiana de Mel (Febamel) e os apicultores defenderam a flexibilização da legislação sem perda de qualidade e segurança dos produtos apícolas. “Não se pode tratar o apicultor com as mesmas normas aplicadas às grandes empresas da área de alimentação, que têm muito mais recursos técnicos e financeiros”, reafirmou.

A boa notícia trazida pela diretora de Apoio à Organização da Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura da Bahia, Maria Auxiliadora Lobo Alves, representante do secretário Eduardo Salles, de que o Governo da Bahia pretende instalar Casas de Mel para tirar os produtores da clandestinidade, foi recebida com entusiasmo pelos apicultores baianos. “Graças a iniciativas como essa, a Bahia é grande produtor de pólen e Canavieiras reconhecida nacionalmente como um dos principais polos produtores do país, inclusive, com o desenvolvimento de tecnologias próprias de produção e beneficiamento”, disse o apicultor Álvaro Augusto Ribeiro.

Em parceria com o Governo do Estado – Seagri/Suaf e com apoio da ADAB, MAPA, a Associação Canavieirense de Apicultores (ACAP) está realizando o seu maior sonho, a implantação de uma unidade de beneficiamento do pólen, atendendo as exigências do mercado consumidor. A unidade é pioneira no Estado, daí o interesse despertado em conhecê-la pelos participantes do 1º Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, VI Seminário de Própolis do Nordeste, V Encontro Nacional de Produtores de Pólen e Feira de Produtos Apícolas, que para sua realização também contou com o apoio da UFRB, IF Baiano, Uesb, Renapolen, CAR, EBDA, Associação de Apicultores Ambientalistas de Ilhéus (AAMI), Associação Canavieirense de Apicultores (ACAP) e Prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca.

Jornalista ACS/Ceplac/Sueba

0 comentários:

Postar um comentário

.

.