quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Polo Industrial de Cabrália avança cada vez mais e é debatido em reunião em Salvador


Um grande sonho da população, a criação do Polo Industrial e Empresarial de Cabrália, coloca a cidade na dianteira do processo de crescimento econômico e tecnológico do Extremo Sul da Bahia. Abrindo novas alternativas de profissionalização, geração de emprego e renda, para toda a região, que atualmente, depende basicamente do já saturado mercado turístico. Por isso, parte dos empresários que farão parte do Polo, que ficará situado em Coroa Vermelha, a 1.800 metros da pista que liga Cabrália e Porto Seguro, se reuniram com o prefeito Jorge Pontes e o secretário de Finanças, Vinícius Tavares.

Comprovando a viabilidade do Polo a reunião foi realizada, no dia 21/10, para definir viagem dos empresários a Salvador na próxima semana, para debater com o Secretario Estadual da Fazenda os incentivos que serão dados aqueles que instalarem seus negócios no Polo. Além dos empresários, agentes financeiros que irão facilitar a implantação do Polo se fizeram presentes, dentre os quais, representantes do Bradesco, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica, reforçando a viabilidade do empreendimento. "Graças à conversa com o governador Jaques Wagner, agendamos a ida dos empresários a Capital para debater caso a caso os incentivos e benefícios fiscais ofertados pelo Governo Estadual", explicou o prefeito, garantindo que o governador apóia o importante projeto.

Os empresários também puderam esclarecer suas dúvidas conversando, diretamente, com o prefeito Jorge Pontes. “O Polo é uma de nossas metas, sem clientelismo e sem nenhuma cobrança aos empresários. A área já está licenciada, possuindo o aval dos órgãos ambientais e o projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores”, explicou o prefeito que garantiu aos empresários que as empresas que quiserem já podem começar a se instalar no local, informando que até o dia 10 de novembro a doação dos terrenos será efetuada e os lotes distribuídos.

Em contrapartida, as empresas garantem à prefeitura e a toda cidade empregar 85% do seu efetivo com mão de obra local. Elas se comprometem, ainda, em qualificar os trabalhadores contratados, de acordo com a necessidade futura. É importante registrar também, que a partir da instalação das empresas, uma grande gama de impostos indiretos será gerada no município e na região. Desde a compra de matéria prima até o comércio que será alavancado, todos sairão lucrando.

Emprego e desenvolvimento para região

Hoje, já estão comprometidas com o Polo 32 empresas, variando em diversas áreas e setores econômicos, alcançando a previsão de 6 mil empregos, entre 2.000 diretos e 4.000 indiretos. O que propiciará o crescimento da cidade, que hoje depende basicamente do turismo, e ainda fornecerá qualidade de vida aos trabalhadores com acesso ao local de trabalho a poucos quilômetros de suas casas, além de opções de aprendizado profissional, por meio de capacitações e cursos que irão surgir à medida que as empresas se instalem.

Ainda não é possível estimar os lucros que serão gerados para Cabrália com o funcionamento do Polo, mas para a comunidade a implantação representa a realização de um sonho. Uma mostra é os frutos que a concretização do Polo já está trazendo. Com a sua instalação, serão criadas duas cooperativas, uma de recolhimento de resíduos plásticos (garrafa pet) e outra de resíduos orgânicos, ambas irão gerar cerca de 2 mil empregos.


Fonte: Ascom da prefeitura de Santa Cruz Cabrália
Fotografias Toni Ormundo

0 comentários:

Postar um comentário

.

.