segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O mundo suporta tantas pessoas?


Segundo estimativas das Nações Unidas, dentro de uma semana a população mundial atingirá 7 bilhões de pessoas. Como os censos são pouco frequentes e incompletos, ninguém sabe a data precisa – o Census Bureau coloca a data em março do próximo ano _, mas não há dúvidas de que a humanidade se aproxima de um marco.

O primeiro bilhão de pessoas se acumulou ao longo de um longo intervalo, das origens dos humanos, há centenas de milhares de anos, ao começo dos anos 1800. O segundo bilhão levou mais 120 anos. Então, nos últimos 50 anos, a humanidade mais que dobrou, passando de 3 bilhões em 1959, a 4 bilhões em 1974, 5 bilhões em 1987 e 6 bilhões em 1998. Este índice de aumento populacional não tem precedente histórico.

Será que a Terra pode suportar 7 bilhões agora e os 3 bilhões de pessoas que, como se espera, serão acrescentadas até o final deste século? Será que os grandes aumentos no número de lares, cidades, consumo de material e lixo são compatíveis com a dignidade, saúde, qualidade ambiental e saída da pobreza?

Para alguns no Ocidente, o maior desafio – porque é o menos visível – é descartar a visão de que muitas pessoas representam poder e prosperidade.


Fonte: MSN/Joel E. Cohen, The New York Times News Service/Syndicate

0 comentários:

Postar um comentário

.

.