terça-feira, 25 de outubro de 2011

Índios Tupinambá aprovam livro didático

Fonte: O trombone


Um momento de reafirmação da cidadania e da identidade foi vivenciado pela comunidade indígena da tribo dos Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia. Foi a escolha, pelos professores da escola da tribo, dos livros que vão auxiliar no ensino da temática afro-brasileira e indígena, à qual podem ter acesso a partir de agora.

O ensino da temática nas escolas indígenas é esperado com ansiedade, uma vez que legislação nesse sentido já existe desde 2003, e foi ratificada em 2008 (leis 10.639/03 e 11.645/08). Os livros são editados pela Editora Ética do Brasil Ltda.

A escolha ocorreu após uma apresentação técnica da coleção História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, realizada na sexta-feira (21), na Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença, em Ilhéus-BA. A apresentação foi coordenada pelo consultor António Dembue Tumissa, angolano radicado no Brasil e professor com pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Ao final da apresentação, as lideranças do povo Tupinambá e todos os professores presentes assinaram ata em que expressam a escolha da obra e sugerem sua aquisição à Secretaria Estadual da Educação (SEC). Estiveram presentes, além de três caciques, representantes da Funai - Regional Sul, professores e diretores da escola indígena.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.