sexta-feira, 9 de março de 2012

Governo anuncia novo ministro do Desenvolvimento Agrário


O Palácio do Planalto anunciou no início da noite desta sexta (9) o nome do deputado Pepe Vargas (PT-RS) como novo ministro do Desenvolvimento Agrário, em substituição a Afonso Florence.

Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Florence (PT-BA), deputado federal licenciado, deixará a pasta em razão de "projetos pessoais". De acordo com o Planalto, a data da posse de Vargas ainda será marcada.

Médico e filiado ao PT desde 1981, Pepe Vargas foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e prefeito de Caxias do Sul em 1996, reeleito em 2000. Como parlamentar, atua principalmente nas áreas de agricultura familiar, turismo, direitos dos aposentados e questões previdenciárias. É presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário é responsável pela promoção da reforma agrária no governo federal. Pasta dedicada à interlocução com movimentos sociais que historicamente apoiaram o PT, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), também tem como função regularizar terras de comunidades quilombolas e administrar programas a agricultores familiares. O ministério controla o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsável pela maior parte dos recursos da pasta e pela regularização fundiária federal.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff desejou "boa sorte" a Vargas e agradeceu a "dedicação" de Florence. A presidente se diz certa de que o deputado "exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que tem caracterizado sua vida pública".

Sobre Florence, afirmou que, "na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para promoção da inclusão social".

A assessoria de imprensa de Pepe Vargas disse que o deputado foi convidado por Dilma para o ministério na quarta-feira (7). No entanto, o anúncio só foi feito nesta sexta porque Vargas era um dos pré-candidatos a Prefeitura de Caxias do Sul e ele precisava discutir com o PT gaúcho quem seria o novo nome para a disputa municipal.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência sobre a mudança no ministério:

"Nota à imprensa

O ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, está deixando o cargo depois de dar importante colaboração ao governo e ao país. Na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para a promoção da inclusão social. Assumirá o Ministério o deputado Pepe Vargas.

A presidenta Dilma Rousseff agradece os inestimáveis serviços prestados pelo ministro Afonso Florence, que continuará contando com sua estima e total confiança na volta à Câmara dos Deputados e em outras funções que venha a desempenhar. A presidenta deseja boa sorte ao deputado Pepe Vargas, certa de que ele exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que têm caracterizado sua vida pública. ( G1 )

0 comentários:

Postar um comentário

.

.