sábado, 17 de março de 2012

Brasil perde o geógrafo ambientalista Aziz Ab'Saber




Aziz Ab'Saber era conselheiro da SBPC/Foto: revistaau

O geógrafo Aziz Ab'Saber morreu às 10h20 desta sexta-feira, 16 de março, segundo informou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade da qual foi presidente e era conselheiro. Aos 87 anos, o pesquisador desenvolvia até esta quinta-feira (15) trabalhos no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). O acadêmico morreu na casa dele, em Cotia (SP).

Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Aziz Ab´Saber foi premiado diversas vezes. Em 1997 e 2005, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria ciências humanas e, em 2007, na de ciências exatas. Em 2001, foi agraciado com o Prêmio para Ciência e Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Também recebu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Atento aos temas em discussão no país, defendia causas ambientalistas e era um dos críticos do texto do novo Código Florestal, em discussão no Congresso, por não considerar as diferenças físicas e ecológicas nas diversas regiões brasileiras.

Segundo o geógrafo, a revisão do Código Florestal (cujo texto original data de 1965) seria um grande erro, pois amplia a possibilidade de usar espaços em áreas que são reservas integradas na Amazônia. “Lá no governo a coisa está muito séria, a Dilma herdou do Lula um quadro extremamente complicado (...). Se a dona Dilma ouvisse os cientistas e pessoas que entendem da Amazônia, ela não iria concordar com o Código. Tenho plena certeza, pela competência e pela sensatez que ela tem, ela não iria concordar com o que esse pessoal está fazendo”, afirmou Ab'Saber em entrevista ao jornal O Globo.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.