quarta-feira, 7 de março de 2012

Neymar decide com gols antológicos, Santos mantém tabu e vence o Inter pela Libertadores

Por ESPN.com.br

Se a tarde foi de Messi, que fez cinco gols pelo Barcelona, a noite é de Neymar. O atacante santista comandou o time da Vila Belmiro à primeira vitória nesta edição da Copa Libertadores e marcou os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o Internacional - um de pênalti e dois em arrancadas que o camisa 11 carregou a bola por todo o campo ofensivo até tocar com classe para o fundo da rede. Agora, o atual campeão da América tem os mesmos três pontos do rival brasileiro, contra seis do The Strongest, da Bolívia, líder do grupo 1.

Com a atuação, o jovem craque do Santos chegou a nove gols em nove jogos na temporada e de quebra ajudou o time a manter o tabu de nunca ter perdido para o time gaúcho em casa. Pela Libertadores, ele e o time paulista viajam ao Peru para enfrentar o Juan Aurich no próximo dia 13; três dias depois, em Porto Alegre, o Inter recebe a equipe boliviana.

No início do jogo, o time da casa conseguiu manter o domínio da partida. Até que o atacante Borges recebeu passe dentro da área e, ao receber de costas para o gol, o árbitro Evandro Rogério Roman assinalou pênalti no choque do centroavante com o zagueiro Índio. Na cobrança, Neymar bateu no canto, rasteiro, enquanto o goleiro Muriel ficou no meio do gol.

Comandada por Ganso e Neymar, a equipe do Santos se manteve melhor, mas não conseguiu transformar o volume de posse de bola em gols. No início do segundo tempo, Damião parou em Rafael na melhor chance do Inter, quando atacante da seleção brasileira escorou dentro da pequena área e o goleiro santista pegou no reflexo.

Aos nove minutos, porém, Neymar tratou de esfriar os gaúchos, que começavam a melhorar na partida. Ele recebeu ainda no meio do campo, tirou dois adversários, limpou mais dois zagueiros dentro da área e tocou no canto. Golaço na Vila, e o atacante chega a oito em nove partidas na temporada.

Aos 18, o melhor ataque colorado resultou em gol: bolão de Kléber para Oscar, que cruzou para Damião empurrar. Mas um minuto depois o nome do jogo tratou de fazer mais um gol histórico. Ele novamente arrancou da linha que divide o campo, passou mais uma vez por Rodrigo Moledo e tocou por cima do goleiro. Santos 3 a 1.

O JogoPrecisando do resultado, o Santos começou a partida pressionando e buscando encurralar o adversário no seu campo de defesa. A primeira boa chance de gol do Peixe aconteceu aos seis minutos, quando Neymar fez grande jogada individual, passou para Arouca, que tocou para Ibson, mesmo sem marcação, pegar mal na bola. O chute passou longe do gol de Muriel.

Em ritmo acelerado, o time santista teve mais uma grande oportunidade, aos 11. Após boa troca de passes do ataque alvinegro, a bola foi rolada para a finalização de Neymar. Muriel defendeu no reflexo, evitando o primeiro gol dos donos da casa.

Melhor em campo, de tanto pressionar, o Santos chegou ao gol. Aos 17, Borges foi calçado por Kleber dentro da área. Na cobrança, no minuto seguinte, Neymar demonstrou toda a sua tranquilidade ao deslocar Muriel e abrir o placar a favor de sua equipe.

Empurrado por sua torcida, o Peixe quase ampliou a sua vantagem pouco depois. Aos 25, Ganso puxou contra-ataque, encontrando Arouca, que acionou Neymar. Rápido, o camisa 11 santista soltou a bomba, que explodiu na trave direita de Muriel, assustando mais uma vez o time colorado.

No minuto seguinte, o Inter-RS respondeu à altura e ameaçou o gol alvinegro. Nei desceu pela direita e cruzou para Elton, que não alcançou a bola dentro da grande área, frente a frente com Rafael, desperdiçando boa oportunidade para os visitantes.

Sempre perigoso, o Santos ainda criou mais uma boa chance de gol, antes do intervalo. Aos 37, Ganso tocou para Juan, que tabela com Neymar e recebe na frente, dentro da grande área. O lateral esquerdo santista bateu firme, cruzado, e quase anotou o segundo a favor de sua equipe.

Preocupado com a postura muito cautelosa do seu time no primeiro tempo, o técnico do Inter, Dorival Júnior, resolveu trocar um volante por um meia: o jovem Elton deixou o jogo para a entrada do argentino Dátolo.

A mudança surtiu certo efeito e o Internacional-RS quase empatou, aos cinco minutos da etapa complementar. Nei desceu pela direita e cruzou para Leandro Damião. De frente com Rafael, o centroavante colorado completou para o gol, mas o goleiro do Santos realizou uma grande defesa, à queima-roupa, evitando o gol de empate gaúcho.
Só que o Peixe continuava melhor na partida e o prêmio surgiu aos oito. Neymar arrancou em velocidade, deixou três marcadores para trás e, na saída de Muriel, apenas encobriu o arqueiro do Inter, para a alegria da torcida santista, que aplaudiu de pé o atacante: 2 a 0 para os paulistas.

Após as trocas de Bolatti por Tinga e D’Alessandro por Dagoberto, a equipe gaúcha descontou com Leandro Damião. Aos 18, Oscar ganhou no jogo de corpo de Edu Dracena e tocou para o camisa 9 do Internacional estufar as redes.

Mas, para o azar colorado, Neymar continuava inspirado. Em grande noite, o camisa 11 do Santos partiu da intermediária, aos 19, deixando os zagueiros rivais para trás e, com enorme categoria, deu uma "cavadinha" sobre Muriel, anotando o terceiro do Peixe no duelo.

Com uma boa vantagem no placar, o treinador santista, Muricy Ramalho, passou a sacar os seus jogadores mais desgastados. Primeiro, Borges deixou o campo, substituído por Alan Kardec. Mais tarde, foi a vez de Ibson dar lugar a Elano. Por último, o lateral uruguaio Fucile saiu para a entrada do zagueiro Bruno Rodrigo.

Nos minutos finais, apesar da pressão gaúcha, os donos da casa souberam administrar a vantagem. Elano, aos 41, em cobrança de falta, quase ampliou. Mas o placar permaneceu inalterado até o apito final do árbitro, em uma vitória importante para os alvinegros na competição.

FICHA TÉCNICASANTOS 3 X 1 INTERNACIONAL-RSLocal: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 7 de março de 2012, quarta-feira
Horário: 19h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Dibert Pedrosa e Rodrigo Pereira Joia (ambos do RJ)
Renda: R$ 389.460, 00
Público: 12.857 pagantes
Cartões amarelos:Neymar, Juan e Elano (Santos); Kleber, Elton, Índio, D’Alessandro, Bolatti, Oscar, Dagoberto e Tinga (Internacional-RS)
Gols:
SANTOS: Neymar, de pênalti, aos 18 minutos do primeiro tempo, aos 8 e 19 minutos do segundo tempo
INTERNACIONAL-RS: Leandro Damião, aos 18 minutos do segundo tempo

SANTOS: Rafael; Fucile (Bruno Rodrigo), Edu Dracena, Durval e Juan; Henrique, Arouca, Ibson (Elano) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec). Técnico:Muricy Ramalho

INTERNACIONAL-RS: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Guiñazu, Elton (Dátolo), Bolatti (Tinga), D’Alessandro (Dagoberto) e Oscar; Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

.

.