segunda-feira, 19 de março de 2012

ITABUNA: SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA SERÃO TEMAS DA ASSEMBLEIA ITINERANTE


O Diário Oficial deste sábado (17) traz a resolução da Mesa Diretora do parlamento baiano anunciando a realização da Assembleia Legislativa itinerante em Itabuna no próximo dia 22. O evento, o terceiro – Feira de Santana e Vitória da Conquista já receberam edições no ano passado -, deve ter como temas principais dos debates a situação da Saúde e Segurança Pública.

O município da região cacaueira perdeu a gestão plena da Saúde e tenta recuperar em Brasília. Os reflexos, segundo o deputado Augusto Castro (PSDB), são diretos e prejudicam os cidadãos de todos os 50 municípios que buscam atendimento na cidade polo. “O caso do Hospital de Base é emblemático e deve ser discutido para melhorar as condições de atendimento em Itabuna”, afirma.

A expectativa do parlamentar é de que a sociedade civil organizada no município consiga sensibilizar os governistas de que a situação chegou a um extremo e que é preciso uma intervenção mais enfática para resolver o problema. “Vai ser uma oportunidade para discutir a Saúde. O embate será muito forte por parte da oposição e dos governistas, que vão tentar defender a gestão de Jaques Wagner”.

O deputado tucano afirma ainda que a Segurança Pública e a instalação da Base Comunitária também nortearam os debates no dia. “O governador se comprometeu em plenário a construir a Base, esperamos que cumpra. A situação é muito grave e Itabuna é um município que agrega outros 50, é um entroncamento rodoviário que precisa de atenção”, reivindica.

Ainda de acordo com Castro, o Centro de Convenções que teve sua obra iniciada na gestão do ex-governador Paulo Souto (DEM) e que ainda não foi concluído deve também ser exposta. “Está lá o ‘elefante branco’ a espera da conclusão”. O oposicionista sinaliza para outro tema que é a criação da Região Metropolitana Ilhés-Itabuna ou do Cacau. “O governo que vai definir o nome. Cabe ao Executivo enviar o projeto porque cria despesas e isto é vetado aos parlamentares, mas é preciso acelerar este processo para que novos investimentos sejam feitos na região”.

Como ato simbólico está prevista a votação do projeto que cria o Passe Livre nos transportes públicos para os deficientes. Simbólico porque poderia ser votado na própria sede do Legislativo e também porque o projeto, se aprovado e sancionado por Wagner, terá validade em todo o território baiano. A reportagem do Bocão News tentou contato com o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), mas não teve sucesso. ( Bocão News )

0 comentários:

Postar um comentário

.

.