sábado, 3 de março de 2012

EBDA participa da II Feira da Agricultura Familiar em Euclides da Cunha

Caprinovinocultura, Fruticultura e preservação do meio ambiente são as temáticas abordadas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado a Secretaria da Agricultura, na II Feira da Agricultura Familiar da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Baixas, intitulada como Agrobaixas 2012, iniciada hoje (02). O evento segue até domingo (04), na própria fazenda, localizada no município de Euclides da Cunha.

Responsável pelo estande da caprinovinocultura, o engenheiro agrônomo da EBDA, Antônio Mendes, e chefe da Estação Experimental de Caprinos de Nova Soure, demonstra técnicas como as de ensilagem e fenação, e explica a diferença entre as duas tecnologias. “A silagem é realizada através do aproveitamento de restos de culturas tradicionais, como o milho e a parte aérea da mandioca, misturadas com sorgo, cana-de-açúcar e outras forrageiras, sendo que a planta teve ser utilizada in natura, o que conserva sua umidade. No caso da fenação, a forrageira é desidratada e depois compactada”, explicou o técnico.

Já no estande da fruticultura e preservação do meio ambiente, sob a responsabilidade do chefe do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Nordeste da Bahia, José Augusto Garcia, estão sendo exibidos vídeos, além da distribuição de mil mudas, a exemplo de caju, umbu e cambuí, e também mudas glericídias (leguminosas para alimentação animal), para os agricultores familiares participantes da Feira. Garcia também ministrará uma palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente para a agricultura familiar.

Representando o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, o assessor, José Augusto Bitencourt afirmou que a participação da Empresa em eventos como este é importante para incentivar os agricultores familiares a utilizarem tecnologias de convivência com o semiárido, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável. A feira é uma realização da Associação, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, e conta com o apoio da EBDA, por meio da Gerência Regional de Serrinha.


Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)
Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

.

.