quinta-feira, 15 de março de 2012

Após seis anos, Bradesco passa Telefônica e lidera reclamações

O Procon-SP (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) anunciou nesta quinta-feira (15) o ranking das companhias que mais receberam reclamações em 2011. O Bradesco ocupou a primeira posição entre as companhias. Com isso, a Telefônica deixou de figurar em primeiro lugar nesta lista, como vinha acontecendo anualmente desde 2006. Entre as dez que mais foram alvos de reclamações, seis são bancos ou operadoras de telefonia.

Nome da empresa Reclamações atendidas Reclamações não atendidas Total de reclamações Posição ranking 2010
1 - Bradesco 861 862 1.723 3
2 - B2W (Americanas.com/Submarino/Shoptime) 954 620 1.574 21
3 - Itaú Unibanco 800 583 1.383 2
4 - LG Electronics 878 286 1.164 8
5 - TIM 541 396 937 13
6 - Telefônica 657 178 835 1
7 - OI 403 403 806 11
8 - Eletropaulo 206 595 801 6
9 - Carrefour 67 679 746 15
10 - Panamericano 164 552 716 20

Segundo o Procon, as empresas de telefonia que mais receberam reclamações foram a Tim (com 937 ocorrências), Telefônica (com 835 ocorrências) e Oi (806 reclamações). Já as instituições financeiras mais reclamadas foram Bradesco (1.723 ocorrências), Itaú Unibanco (1.383 ocorrências) e Panamericano (716 ocorrências).

Principais causas
O relatório divulgado pelo Procon aponta como principais causas de reclamação em empresas de telefonia móvel: oferta de planos de serviços vinculada a aparelhos, que induzem a contratação equivocada de planos, e a cobrança de serviços não informados ao consumidor. “É o caso, por exemplo, de pacotes de transmissão de dados, de envio de SMS, de ligações interurbanas, dentre outros, incluídos no valor pago mensalmente e que, em muitos casos, não é do interesse do consumidor”, diz o estudo. ( Leia mais na UOL )

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