O Procon-SP (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) anunciou nesta quinta-feira (15) o ranking das companhias que mais receberam reclamações em 2011. O Bradesco ocupou a primeira posição entre as companhias. Com isso, a Telefônica deixou de figurar em primeiro lugar nesta lista, como vinha acontecendo anualmente desde 2006. Entre as dez que mais foram alvos de reclamações, seis são bancos ou operadoras de telefonia.
Nome da empresa | Reclamações atendidas | Reclamações não atendidas | Total de reclamações | Posição ranking 2010 |
1 - Bradesco | 861 | 862 | 1.723 | 3 |
2 - B2W (Americanas.com/Submarino/Shoptime) | 954 | 620 | 1.574 | 21 |
3 - Itaú Unibanco | 800 | 583 | 1.383 | 2 |
4 - LG Electronics | 878 | 286 | 1.164 | 8 |
5 - TIM | 541 | 396 | 937 | 13 |
6 - Telefônica | 657 | 178 | 835 | 1 |
7 - OI | 403 | 403 | 806 | 11 |
8 - Eletropaulo | 206 | 595 | 801 | 6 |
9 - Carrefour | 67 | 679 | 746 | 15 |
10 - Panamericano | 164 | 552 | 716 | 20 |
Segundo o Procon, as empresas de telefonia que mais receberam reclamações foram a Tim (com 937 ocorrências), Telefônica (com 835 ocorrências) e Oi (806 reclamações). Já as instituições financeiras mais reclamadas foram Bradesco (1.723 ocorrências), Itaú Unibanco (1.383 ocorrências) e Panamericano (716 ocorrências).
Principais causas
O relatório divulgado pelo Procon aponta como principais causas de reclamação em empresas de telefonia móvel: oferta de planos de serviços vinculada a aparelhos, que induzem a contratação equivocada de planos, e a cobrança de serviços não informados ao consumidor. “É o caso, por exemplo, de pacotes de transmissão de dados, de envio de SMS, de ligações interurbanas, dentre outros, incluídos no valor pago mensalmente e que, em muitos casos, não é do interesse do consumidor”, diz o estudo. ( Leia mais na UOL )
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