sábado, 8 de outubro de 2011

Falta de chuva prejudicou os agricultores familiares de Inhambupe


Secretário da Agricultura pede laudo técnico para viabilizar a repactuação da dívida dos pequenos produtores rurais com a Desenbahia

(Olindina – Bahia) - No segundo dia de atividades da 24ª Seagri Itinerante, realizada no Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reuniu-se com produtores e lideranças rurais, e dirigentes de cooperativas e de associações de agricultores familiares, na Fazenda Colônia – Núcleo Roberto Santos, localizada entre os municípios de Olindina e Inhambupe.

Falando em nome dos mais de 100 agricultores que se reuniram com o secretário, Cleômenes Alécio Rodrigues de Santana, presidente da Associação de Desenvolvimento dos Agricultores e Citricultores da Nova Colônia, revelou que “estamos com dificuldades para honrar os financiamentos contratados com a Desenbahia. Choveu muito pouco este ano e nós tivemos perdas na lavoura. A receita atual não dá para pagar o compromisso”. Ele solicitou ao secretário que interceda junto à Desenbahia para renegociar as dívidas e obter condições de novos financiamentos para custeio da próxima safra.

"Eu me comprometo com vocês a enviar um oficio ao presidente da Desenbahia com este pleito da repactuação dos pagamentos deste ano, que na minha visão é justo, porém, isto por si só não é garantia de aprovação, vai depender de análise dos técnicos daquela agência", disse o secretário.

Salles determinou que o escritório local da EBDA elabore um laudo técnico, inclusive com fotos das plantações, registrando também os índices pluviométricos dessa safra, comparando-os com os de anos anteriores. Esse amplo laudo será confeccionado, em até 15 dias, pela equipe de Beneval Dias do Nascimento, chefe do escritório da EBDA em Inhambupe. Este trabalho terá o apoio de André Luiz Coelho Matos, chefe da EBDA em Olindina.

“Com o laudo comprovando a perda da safra, poderei falar com o presidente da Desenbahia para propor a repactuação das dívidas, afirmou Salles aos agricultores. A ação da Seagri deixou os agricultores esperançosos de resolver a questão com o banco.

O secretário anunciou ainda a doação de dois equipamentos de irrigação, com capacidade para irrigar dois hectares, para a Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Moita Redonda, representada por seu presidente José Batista de Souza.

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)
Assessoria de Imprensa

Josalto Alves – Pedro Rúbio

0 comentários:

Postar um comentário

.

.