segunda-feira, 26 de março de 2012

Terremoto no Chile não causa tsunami e alerta é retirado

Autoridades chegaram a dar ordem de evacuação preventiva de uma faixa de 500 quilômetros entre as localidades de Concón


As autoridades chilenas descartaram neste domingo o risco de tsunami por causa do terremoto que na tarde deste domingo sacudiu a zona central e sul do país e que teve uma magnitude de 6,8 graus na escala aberta de Richter, segundo o Serviço Sismológico da Universidad de Chile.

Pouco depois do tremor, registrado às 19h38 (horário local, 19h38 de Brasília) e com epicentro a 94 quilômetros a noroeste de Constitución, na região de Maule, o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) deu ordem de evacuação preventiva de uma faixa de 500 quilômetros entre as localidades de Concón, na região de Valparaíso, e Lebu, na região de Biobío.

As autoridades aplicaram esta medida porque depois do tremor registrado em 27 de fevereiro de 2010 os protocolos de evacuação foram modificados, para torná-los mais cautelosos. O vice-presidente do país e ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, informou que "há algumas pessoas feridas", mas especificou que as lesões "não são graves".

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tinha informado que o tremor na zona central do Chile teve magnitude de 7,2 graus, por isso que a Onemi, ao se tratar de um superior a 7 na escala Richter, ordenou a evacuação preventiva no litoral.

No entanto, com os dados posteriores do Serviço Sismológico da Universidad de Chile, que cifravam o tremor em 6,4 graus Richter, e considerando, além disso, que o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada descartou a possibilidade de um tsunami, o Escritório Nacional de Emergência voltou atrás.( IG )

0 comentários:

Postar um comentário

.

.