sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fenagro reúne empreendimentos da agricultura familiar da Bahia

Construir um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária. Este é o objetivo da II Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que acontece entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. O evento é uma parceria da Secretaria de Agricultura/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA/Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria do Estado da Bahia (Unicafes Bahia), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além dos bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB) e o Sebrae.

A Febafes reunirá, pelo segundo ano consecutivo, pequenos produtores rurais da Bahia contemplados pelas políticas de fortalecimento implementadas pelo MDA, em parceria com o governo do Estado da Bahia, e será realizada em paralelo com a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece entre os dias 26 de novembro e 04 de dezembro, no mesmo local.

Durante o evento, serão realizadas múltiplas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, como a promoção de cursos e oficinas para os expositores, dirigentes e técnicos das cooperativas e associações. Na programação está prevista, ainda, a realização do Encontro Nacional das Cooperativas filiadas à Unicafes; debates sobre o desempenho e prospecção para 2011 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); oficinas de Assistência Técnica e Extensão Rural e de acesso a mercados para quilombolas e indígenas.

Um dos objetivos centrais da Febafes é garantir a inserção dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária em diferentes redes de consumo da Região Metropolitana de Salvador. Com este intuito serão realizadas quatro rodadas de negócio, com o apoio metodológico do SEBRAE, tendo como público-alvo supermercados, restaurantes, hotéis, escolas públicas e consumidores finais.

Resoluções da ONU também serão pautadas no evento

A Assembleia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição deste segmento para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo seu trabalho para a redução da pobreza, geração de emprego e integração social. A Febafes segue os objetivos do Ano Internacional das Cooperativas, de contribuir para a formação e o crescimento das cooperativas, realizando ações como o Encontro Nacional das Cooperativas filiadas à Unicafes.


Fonte: Assimp/EBDA

0 comentários:

Postar um comentário

.

.