sexta-feira, 23 de março de 2012

Posto Avançado da EBDA será instalado em Jandaíra para prestar assistência técnica aos agricultores familiares


(Jandaíra - Bahia) – No terceiro dia de atividades da 26ª Seagri Itinerante, realizada no Território de Identidade Litoral Norte/Agreste de Alagoinhas, o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e equipe aportaram no segundo maior produtor de laranja do Estado da Bahia. Produtores, marisqueiros, piscicultores, lideranças rurais, e dirigentes de cooperativas e de associações de agricultores familiares do município de Jandaíra comemoraram a demonstração de interesse da prefeitura em firmar um convênio com a Seagri/EBDA para instalação de um Posto Avançado, com o objetivo de ampliar e estruturar a assistência técnica aos agricultores familiares da região.

Eduardo Salles lembrou que nenhum dos 553 assentamentos do Incra na Bahia tinham assistência técnica, e que depois de celebrado convênio entre Seagri e Incra esta realidade foi se transformando, permitindo a contratação através da EBDA. Com mais de 665 mil agricultores, em 2007, a Bahia oferecia Ater apenas para 80 mil destes trabalhadores. A intenção é que com o trabalho desenvolvido, até o final de 2012, esse serviço seja estendido para 400 mil trabalhadores. Durante o encontro com os agricultores, o secretário anunciou a contratação de mais um técnico para a assistência técnica no município, através de chamada pública, atendendo a mais 100 famílias.

Debatendo com os agricultores, Salles disse que, se for do interesse dos produtores, as mudas de frutas, essências florestais e de cacau produzidas pela Biofábrica poderão ser disponibilizadas. Em relação à questão da piscicultura, foi destacada a criação de tilápias como alternativa de geração de renda. “Iremos trabalhar conjuntamente, firmando convênios com a prefeitura para iniciar um projeto-piloto que pretende definir os papéis de cada um para alavancar esta cadeia produtiva. A prefeitura se compromete em escavar os tanques, nós iremos oferecer assistência e distribuir os alevinos, e os produtores ficarão responsáveis pela ração”, explicou.

As soluções para a cadeia do leite também fizeram parte da pauta de reivindicações, contemplado no projeto de inclusão social Vida Melhor. Dando prioridade aos assentamentos e a regiões que tem vocação para a produção do leite, o projeto Balde Cheio da Embrapa, que trabalha com Ater, capacitação, melhoramento genético e instalação de tanques de resfriamento. “Nós temos o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas em produtividade somos o 23º. Produzimos apenas 540 litros/ano por vaca ordenhada, enquanto em Pernambuco são 1.500 litros/ano por animal”, lembrou o secretário, destacando que o objetivo é alcançar a autossuficiência.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, representado por José Batista, chamou atenção para as dificuldades dos produtores em honrar os financiamentos contratados. Em resposta, o secretário disse que em reunião realizada, em Brasília, com a bancada nordestina, foi discutida a reedição da Lei 12.249, que perdoou a dívida de quem devia até R$ 10 mil e concedeu desconto de até 80% para valores superiores. "Pedimos a prorrogação da lei e a condição para aqueles que não foram beneficiados, defendendo o prazo de um ano para quitação".

"Rico em água e, ao mesmo tempo, um dos municípios mais carentes em recursos, Jandaíra tem tudo para avançar na agropecuária. Temos uma precipitação em torno de 1,5 mil milímetros por ano e ótimas condições de solo. O que precisamos mesmo é do incentivo do Estado e do governo federal. A agricultura familiar vem sendo priorizada, há poucos dias, a Conab esteve aqui para incluir nossa cidade no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)", afirmou o prefeito Roberto Leite.

Fonte:

Ascom Seagri

0 comentários:

Postar um comentário

.

.