sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ministério da Saúde reforça assistência no Amazonas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Manaus divulgou nesta sexta-feira (07) medidas que beneficiarão os sete órgãos responsáveis pelo atendimento em saúde indígena no estado do Amazonas. Entre as principais ações está a assinatura de convênios para a contratação de cerca de 370 profissionais, entre motoristas, secretárias, cozinheiras e auxiliares de cozinha.

De acordo com a chefe do Dsei de Manaus, Adarcyline Magalhães Rodrigues, entre as principais ações está a contratação de 124 motoristas. Para ela, a medida é importante, pois garantirá serviços essenciais, como por exemplo, o deslocamento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (Emsi) para o trabalho em área indígena e para a remoção de pacientes das aldeias. “Com a transição das ações da Funasa para Sesai precisávamos fazer novas contratações, pois os antigos contratos estavam vencidos ou iam vencer. Tivemos a sensibilidade de perceber que o mesmo problema era enfrentado pelos outros Dsei, por isso fizemos os processos para atender a demanda de todos”, argumenta.

Além disso, o distrito também assinou convênio para a contratação de 123 cozinheiras e auxiliares de cozinha para os sete distritos. O contrato entra em vigor na próxima semana. Os profissionais vão atuar nas doze Casas de Saúde do Índio (Casais) do estado, no preparo das refeições diárias servidas aos pacientes. Os locais garantem alojamento, alimentação e atendimento de enfermagem aos pacientes e seus acompanhantes, durante a ausência dos indígenas da aldeia.

Além disso, as casas de apoio dos pólos base de Borba (AM), Itacoatiara (AM) e Manacapuru (AM) também receberão alimentação e cardápio produzidos pelas nutricionistas de Manaus.“Verificamos que muitos pacientes ficavam nessas casas de apoio dos pólos, e não tinham qualquer tipo de alimentação. Estas casas também fazem parte do Dsei, por isso estamos garantindo alimentação de qualidade para os indígenas”, explicou Adarcyline.

Outra melhoria anunciada foi a contratação do serviço de secretariado para os distritos. O contrato já está em vigência desde a segunda semana de setembro. No total são 123 secretárias a serviço dos distritos.

O Dsei também concluiu a aquisição de linhas telefônicas para a Casai de Manaus. A medida visa solucionar o problema de comunicação, já que no local o sinal para telefones celulares e internet é baixo. “A instalação de telefonia fixa na Casai Manaus é uma antiga reivindicação do movimento indígena amazonense, por tratar-se de uma Casai referência, que abriga indígenas dos sete Dseis do Amazonas, além de pacientes de Roraima, Acre e Rondônia”, destacou.

Paralelo a esta medida, o Dsei Manaus realizou a manutenção emergencial de quatro veículos que estavam quebrados nas aldeias e pólos base do distrito. Os veículos voltaram a fazer parte da frota do atendimento à saúde indígena. Outras 13 viaturas ainda estão no processo de manutenção. Adarcylene explica ainda que o distrito está preparando novo pregão eletrônico para a contratação de serviços de manutenção preventiva nos veículos. “A revisão evitará o desperdício de recursos com o concerto de veículos que só vão para as oficinas quando estão quebrados”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.