quarta-feira, 20 de junho de 2012

Em 30 grandes cidades, PSDB lidera em 6

Blog mostra pesquisas em 17 capitais e 13 municípios grandes
Nesse universo, PT está na frente em 4 disputas para prefeito
A campanha eleitoral para prefeitos e vereadores neste ano está só começando, mas já há pesquisas de opinião de voto relativamente recentes em 30 grandes cidades brasileiras. Nesse universo, o PSDB está na frente em 6 disputas. É seguido pelo PT, com 4 candidatos favoritos.
O conceito de “candidato favorito” é usado quando o político está em primeiro lugar isolado, à frente dos demais concorrentes e fora da margem de erro da pesquisa.
No caso dos tucanos, a posição de favoritismo ocorre no momento em 4 capitais e em 2 grandes cidades –entre as que têm mais de 200 mil eleitores.
No PT, os favoritos estão em 2 capitais e 2 cidades grandes.
As 30 cidades que são analisadas neste post tem um total de 21,9 milhões de eleitores –o equivalente a 15,6% do eleitorado brasileiro, segundo informa o repórter do Blog e do UOL Fábio Brandt.
O Brasil tem um grupo de cidades politicamente mais significativo, o chamado G83: são 26 capitais e 57 cidades com mais de 200 mil eleitores. Esse grupo tem 50,5 milhões de eleitores, o que representa 36% do eleitorado brasileiro.
O Blog acompanhará todas as pesquisas que forem divulgadas neste ano. Aqui, o levantamento com tudo o que já está disponível.
Quando se considera as pesquisas já publicadas (todas registradas na Justiça Eleitoral), o confronto entre PSDB e PT está como mostra o quadro abaixo:
O desempenho do PSDB nas pesquisas tem relevância política maior que a do PT por causa da vantagem na cidade de São Paulo. Leia mais  na UOL

0 comentários:

Postar um comentário

.

.