quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Programa de incentivo à leitura pretende formar 8 mil mediadores

Ao longo dos próximos quatro anos, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) deverá capacitar 8 mil novos mediadores de leitura em todo o País. A declaração foi feita nesta quarta-feira (17) pela secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Maria Antonieta Cunha. Segundo ela, a meta para este ano é a formação de 500 mediadores, número que será triplicado em 2012.

Representantes dos 74 comitês do Proler de todo o País participam até amanhã (18), na Biblioteca Nacional, do Curso de Formação de Mediadores. O evento tem palestras e atividades culturais, como um recital da poetisa e atriz Elisa Lucinda e um encontro com o poeta Affonso Romano de Sant’Anna.

Os recursos para o programa, da ordem de R$ 2 milhões este ano, são provenientes do Ministério da Cultura. “Temos uma clara indicação de que esta verba deve aumentar significativamente no ano que vem”, disse a secretaria executiva do PNLL.

Para Maria Antonieta, existe relação direta entre os programas de incentivo à leitura e os dados apontados em pesquisas da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), mostrando que a venda de livros no Brasil cresceu 13% em 2010, em comparação com o ano anterior.

“Esses programas têm como centro de seu trabalho uma questão básica, que é a valorização da leitura, seja pessoalmente, seja na família ou na escola. E essa definição de um valor para a leitura no imaginário da população é que vai criando um maior comparecimento a lançamentos de livros, feiras e cursos que tratam da literatura”.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.