terça-feira, 30 de agosto de 2011

Exportações brasileiras para Argentina crescem mais que vendas para outros países

As exportações brasileiras para a Argentina estão crescendo em ritmo mais acelerado este ano (33%) do que as vendas externas para o mundo (31%). A informação foi divulgada pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Tatiana Lacerda Prazeres, durante abertura do seminário “Situação atual e perspectivas das relações econômicas Brasil-Argentina”, realizado na segunda-feira (29), em São Paulo (SP).

A secretária de Comércio Exterior destacou, ainda, o fato de que o superavit brasileiro nesta relação comercial dobrou em 2011, alcançando US$ 3 bilhões, enquanto que, no mesmo período de 2010, esse valor era de US$ 1,5 bilhão. Ainda assim, Tatiana lembrou que, por se tratar de um intercâmbio intenso, existem questões pontuais que demandam gestão constante.

“Nós temos contatos diários com o governo argentino e com o setor privado brasileiro que, em vários casos, se mostram exitosos com liberações de mercadorias e aceleração no prazo de concessão de licenças”, disse Tatiana.

Questionada sobre os motivos do crescimento das vendas brasileiras para a Argentina, mesmo diante do aumento do número de produtos sobre regime de licenciamento não-automático, estabelecido pelo governo de Buenos Aires no começo deste ano, a secretária atribui os bons resultados “ao aumento da competitividade dos produtos brasileiros que conseguem, a despeito das dificuldades, ganhar espaço neste mercado”.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.