domingo, 21 de agosto de 2011

Porto: SAMU realiza curso de capacitação


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Seguro está realizando um curso de Capacitação em Suporte Básico de Vida para técnicos de enfermagem e condutores socorristas, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, visa ao aperfeiçoamento do corpo técnico para os atendimentos pré-hospitalar móvel e fixo e tem duração de um ano. As aulas são ministradas todas as quintas e sextas-feiras.

Para a técnica de enfermagem Augusta Ferreira, que trabalha há quatro anos no SAMU, é a oportunidade de rever procedimentos e observar cada novo detalhe: “É importante aproveitar cada informação, porque ela tem sua importância, já que cada atendimento depende da gravidade da ocorrência”. O condutor Marcelo Santos, há dois anos e meio na equipe, afirmou que o treinamento ajuda a aperfeiçoar as manobras: “Esse curso tem o melhor conteúdo que poderíamos ter. A simulação é bem próxima da realidade.”

Os profissionais instrutores já registram aprimoramento nas técnicas de atendimento no dia a dia. É o que considera o enfermeiro Lucas Marinho: “As ocorrências têm sido mais tranqüilas. Os condutores já estão mais dinâmicos, os reflexos mais rápidos, evitando tomar atitudes que demandam tempo desnecessário. É um salto de qualidade para o SAMU de Porto Seguro.”

De acordo com o coordenador do SAMU no município, Jânio Guimarães Júnior, o curso proporciona um atendimento mais rápido e resolutivo para as urgências e emergências, onde se estabiliza e transporta adequadamente os pacientes graves buscando evitar sequelas ou piora de seu estado de saúde, e é voltado para um serviço marcado por suas particularidades, o que requer uma série de características específicas dos profissionais que nele atuam.


Fonte: Alexandra Soares / Ascom Secretaria de Saúde de Porto Seguro

0 comentários:

Postar um comentário

.

.