segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Município paraense receberá recursos de R$ 5,8 milhões para projeto contra desmatamento

Campeã do ranking dos maiores desmatadores da Amazônia Legal nos últimos anos, o município de São Félix do Xingu, segundo maior do Pará, receberá investimentos de R$ 5,8 milhões em projetos de sustentabilidade. Na última sexta-feira (26) foi assinado o Pacto Municipal para Redução do Desmatamento Ilegal. Comunidade, prefeitura, governos estaduais e federal estruturaram um órgão público específico para implementar projeto do Ministério do Meio Ambiente.

Criado a partir da Operação Arco Verde, o projeto complementa política de controle da degradação da Amazônia e pretende tirar o município da lista dos grandes desmatadores. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as ações previstas pretendem mudar a cara de São Félix, que durante anos tem tido sua economia atrelada ao corte indiscriminado da floresta.

O comitê do projeto foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2010, e tem a participação de várias instituições ambientais brasileiras, além de parceria com o Programa das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), a agência de fomento alemã GTZ, e a Comunidade Econômica Europeia, que doou os recursos. A ideia é dotar o município de todas as condições favoráveis para a regularização das terras e o novo modelo de desenvolvimento, sem derrubada da floresta.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.