terça-feira, 23 de agosto de 2011

Crianças com AIDS terão tratamento ampliado

As crianças que vivem com aids no Brasil vão poder contar com novos medicamentos a partir da próxima semana. Isso porque, o Ministério da Saúde incluiu no tratamento para crianças e adolescentes o primeiro antirretroviral ligado ao SUS exclusivamente para esses pacientes. É o chamado, o tipranavir. A droga é indicada para vírus mais resistentes e será o primeiro auxiliar quando não há resposta ao tratamento, ou até mesmo falha na terapia. Ele poderá ser utilizado por crianças com menos de 6 anos de idade.

"Além de ampliar a qualidade de vida dessa população e proporcionar melhor adesão ao tratamento contra a doença, a medida atualiza o consenso pediátrico atual", destaca o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco.

Farão parte do tratamento também outras duas formulações, que são os fosamprenavir solução oral e darunavir pediátrico. Esses medicamentos combinados ajudam a reduzir a infecção das células saudáveis do organismo.

Ao todo, o Ministério da Saúde oferece 13 drogas para crianças que desenvolveram a doença. Atualmente existem no Brasil mais de quatro mil menores de 13 anos em tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.