quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Brasil e União Europeia investem em diálogo no setor cultural

A Comissão de Avaliação do projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil”, financiado pela União Europeia, liberou verbas para apoiar ação do Ministério da Cultura que promove o intercâmbio de políticas culturais entre as duas regiões.

Lançado em 2008, o projeto faz parte de uma nova dinâmica de cooperação entre a UE e os países emergentes, dentre eles o Brasil. A ação é coordenada em conjunto pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra). O objetivo é aprofundar a parceria estratégica entre as regiões por meio do apoio ao intercâmbio de conhecimentos técnicos sobre temas estratégicos de interesse mútuo.

Este ano, foi lançada a quarta convocatória para selecionar ações dos mais diversos setores. Atualmente, existem cerca de 20 diálogos setoriais em curso entre Brasil e União Europeia, mas esta é a primeira vez que o setor cultural propõe ações.

Até o final de 2011, 27 ações receberão apoio do projeto, com investimento total de cerca de R$ 2,4 milhões. Foram contempladas ações incluídas em nove diálogos setoriais: aviação civil, sociedade civil, ciência e tecnologia, políticas de integração regional, direitos humanos, políticas culturais, desenvolvimento sustentável e mudança do clima, governança pública e questões industriais e regulatórias.

O investimento em ações do setor cultural representa 8% do orçamento total disponibilizado pelo projeto. São R$ 198.600 que serão distribuídos entre ações propostas pelo Instituo Brasileiro de Museus (Ibram), pela Secretaria de Economia Criativa e pela Secretaria de Políticas Culturais.

De acordo com o Secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, “esta ação representa um importante passo na consolidação de um diálogo permanente entre o Brasil e os países da Comunidade Europeia no âmbito das políticas públicas e dos projetos e ações de caráter inovador que vêm sendo implementados pelo Ministério da Cultura nesses últimos oito anos”.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.