quinta-feira, 14 de julho de 2011

População de Itabuna organiza manifestação pelo não fechamento do centro médico pediátrico



Uma grande passeata será realizada amanhã (14) à tarde em Itabuna em apoio ao Centro Médico Pediátrico de Itabuna – Cemepi, que está prestes a fechar as portas por enfrentar dificuldades financeiras. A concentração será a partir das 15 horas, na Praça Jardim do Ó e os manifestantes sairão em passeata pela Avenida Cinquentenário, num percurso de aproximadamente 1 km até a Praça Adamy. A previsão de um dos organizadores, Nailton Sales, é que o movimento tenha a participação de creches e escolas públicas, cujas crianças são assistidas pelo Cemepi. O deputado Augusto Castro, que tem buscado sensibilizar o governo do Estado para destinar recursos para essa unidade médica, também participará da mobilização.

Na quinta-feira passada (07) uma manifestação foi realizada defronte ao centro médico, com a participação de funcionários, médicos, do deputado estadual Augusto Castro e de vereadores de Itabuna. O atendimento ocorreu sem interrupções. Com 43 anos de serviço prestado e o único no município com atendimento pediátrico 100% pelo Sistema Único de Saúde, o Cemepi tem recebido o repasse de apenas R$ 130 mil do SUS, quando tem uma despesa mensal de R$ 200 mil. A unidade de saúde é responsável por 5 mil consultas mês e 200 internações também mensais, atendendo crianças de outros municípios localizados em um raio de até 120 km de distância de Itabuna.

O deputado Augusto Castro vem insistindo com o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, e o secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, pedindo o apoio para garantir a manutenção dos serviços do Cemepi. “ Alguma forma tem que ser encontrada pelo Estado para impedir que o Cemepi continue atendendo as crianças de Itabuna e de toda a região”, alerta o parlamentar.




SERVIÇO

O QUE – Manifestação com passeata em apoio ao Centro Médico Pediátrico de Itabuna

ONDE – Praça Jardim do Ó – Centro até Praça Adamy (percorrendo Avenida Cinquentenário- principal da cidade)

QUANDO – 14 de julho de 2011 – 15 horas

POR QUE – Sensibilizar governo do Estado a apoiar financeiramente o Cemepi, único com atendimento pediátrico 100% pelo SUS na Região Sul

0 comentários:

Postar um comentário

.

.