sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lula visitou o Hospital da Criança em Feira de Santana


O senador Walter Pinheiro (PT-BA) acompanhou, na tarde desta quarta-feira (20), a visita do governador Jaques Wagner e do ex-presidente Lula ao Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. A comitiva, que incluiu a primeira-dama Fátima Mendonça e políticos da região, percorreu as instalações da unidade, que entrou em funcionamento no dia 27 de agosto de 2010 e, em onze meses de atividades, já atendeu 109.147 pessoas.

Segundo Pinheiro, “a implantação do Hospital da Criança foi fruto do compromisso do governo Wagner, que desde 2007, em parceria com o Governo Federal e apoio de parlamentares, tem buscado interiorizar e desconcentrar o atendimento à saúde, historicamente concentrado na região metropolitana de Salvador ou em algumas cidades que se configuram como pólos regionais”. Quando era deputado federal e atuava como coordenador da bancada baiana na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), Pinheiro garantiu mais de R$ 20 milhões do orçamento da União para o início das obras do hospital.

Após cumprimentar funcionários e pacientes do hospital, Lula disse que o HEC é referência para todo o país. “O hospital é um orgulho para a Bahia e exemplo para todo o Brasil”. Ele comentou ainda que não pôde participar da inauguração, mas que fez questão de vir agora para conhecer as instalações. Já o governador Jaques Wagner falou que o HEC é um “hospital de excelência, de grande porte e instalado fora da capital, atendendo a todo o estado, com bons serviços e médicos em várias especialidades para tratar de crianças”.

Atendimento
Inaugurado em agosto do ano passado, o hospital funciona com 108 leitos de internamentos, além dos 37 leitos para emergências, instalados na Unidade de Pronto Atendimento. O Hospital da Criança estará em plena capacidade de atendimento até 2012, quando os 280 leitos de internamentos estarão disponíveis para atender a faixa etária de 0 a 18 anos, em diversas especialidades.

Nesses 11 meses de atividade, a unidade já realizou 109.147 atendimentos. Somente no setor de emergências, já foram 27.462, o que representa uma média de 100 pacientes por dia. O atendimento de média e alta complexidade, um dos principais focos de atuação do hospital, realizou 1.023 cirurgias, desde a abertura.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.