sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tecnologia sócio-ambiental difundida pela EBDA será apresentada em Seminário

Fotos: Jamilly Nunes
Legenda: EBDA incentiva desenvolvimento rural em assentamento





A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), está implantando, através do Escritório Local de Ilhéus, uma Unidade Demonstrativa de Fossa Séptica Biodigestora, no Assentamento Burí, situado no município de Una, no sul da Bahia, visando garantir as condições sanitárias básicas, nesta comunidade rural.

Essa importante tecnologia sócio-ambiental será um dos assuntos de destaque do 1° Seminário do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Una, que acontece neste domingo (20), na Escola Municipal David Pinheiro, com o objetivo de discutir as demandas das comunidades rurais da localidade e aprovar um plano de ações elaborado pelo Conselho.

A palestra sobre a Unidade Demonstrativa de Fossa Séptica Biodigestora será proferida pelo chefe do escritório da EBDA de Ilhéus e idealizador do projeto, Osvaldo Neris de Jesus. De acordo com ele, as casas da agrovila do assentamento Burí, concluídas recentemente, estão sendo ocupadas agora e, assim como as demais existentes na fazenda, não dispõem de fossas ou de outro tipo de coletor ambientalmente correto para absorção, principalmente, dos resíduos metabólicos.

“A nossa preocupação visa, sobretudo, evitar a contaminação de nascentes e aguadas existentes na propriedade e, conseqüentemente, minimizar os problemas ligados à verminose, cólera, hepatite, leptospirose, entre outros, causados por esse tipo de exposição”, comentou o técnico Neris.

Entre os assuntos que serão discutidos no evento, estão o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e o Programa Luz para Todos. Cerca de 400 produtores rurais são esperados para participar do Seminário, que contará ainda com a presença de autoridades políticas, a exemplo do Secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles.

O gerente regional da EBDA, de Itabuna, Wagner Ayres, que também estará presente no evento, lembra que a Empresa vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável dessa região. “Temos, em Una, um Posto Avançado da EBDA, com três técnicos que atendem diariamente os agricultores familiares do município, além de uma equipe técnica que trabalha especificamente com os assentamentos do município. Nossa principal preocupação é com a qualidade de vida dessas famílias”, disse Ayres.



Projeto



A Fossa Séptica Biodigestora foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para atender o saneamento básico na zona rural. O Escritório Local da EBDA, em Ilhéus, que presta Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos municípios Ilhéus ,Una, Itacaré e Uruçuca, busca difundir esta tecnologia, junto às comunidades assistidas e atendidas pela Empresa.

De acordo com o técnico da EBDA, Osvaldo Neris, em Una a tecnologia está sendo implantada com o apoio da Prefeitura Municpial e da Empresa Agrouna. “Estamos auxiliando as 11 famílias que vivem no Assentamento Burí na melhoria do saneamento básico local, trabalhando, com basicamente três pontos: disponibilização de água potável, esgoto de dejetos e coleta de lixo", concluiu Neris.

EBDA/Assimp

0 comentários:

Postar um comentário

.

.