terça-feira, 15 de novembro de 2011

Seleção Brasileira fecha o ano vencendo e não convencendo


O ano terminou para a Seleção Brasileira com uma vitória sobre o Egito por 2 a 0, no amistoso desta segunda-feira. O atacante Jonas, autor dos dois gols, foi o nome da noite. Porém, como ocorre nestes períodos, é momento para Mano Menezes refletir. No longo caminho até 2014, o treinador fecha um ano aquém de suas expectativas. A Seleção não fez uma partida convincente sequer e não venceu os amistosos que fez contra grandes seleções.

Esqueça o tal Superclássico das Américas, que nada mais foi que um duelo entre equipes B de Brasil e Argentina. O Brasil começou 2011 perdendo para a França por 1 a 0, ainda empatou sem gols com a Holanda e levou um vareio da Alemanha na derrota por 3 a 2. Na Copa América, a única vitória foi sobre o Equador por 4 a 2. As demais apresentações no torneio continental foram sofríveis. Afinal quem se esqueceu do 0 a 0 contra a Venezuela, ou da eliminação diante de um retrancado Paraguai com direito aos jogadores brasileiros terem desperdiçado todos as cobranças na disputa por pênaltis?

O Egito até mostrou ser um time taticamente organizado, e só. Os egípcios não estão na primeira linha do futebol mundial, longe disso, logo chega-se à conclusão que o Brasil não fez mais do que a sua obrigação em Doha. O "sparring" da vez não passou do meio de campo e só deu dois chutes a gol, um em cada tempo, e ambos terminaram em defesas de Diego Alves. Por mais que o treinador venha dizer que se trata de um adversário forte, com jogadores que possuem experiência internacional, qualquer um percebe que a seleção africana é um time de qualidade discutível.

As observações que foram possíveis de ser feitas foram que Hernanes tem lugar no meio de campo e Hulk pode ser titular do ataque. Jonas, embora tenha marcado os dois gols e se apresentado bem, representa apenas uma opção para Leandro Damião. Bruno César também aproveitou bem as chances que teve nos amistosos de segunda categoria, contra Gabão e Egito. Mesmo a concorrência sendo grande em sua posição, neste momento há Kaká, Paulo Henrique Ganso e Oscar, o meia do Benfica provou que deve ser olhado com mais atenção.

Sobre Hulk, o jogador do Porto foi o melhor da Seleção Brasileira nesta segunda-feira. Desde os primeiros minutos mostrou muita vontade e conseguiu fazer boas jogadas. As grandes chances da equipe saíram de seus pés, e tanto ele fez que acabou dando a assistência para o primeiro gol aos 38 minutos do primeiro tempo. O atacante, que joga mais como um ponta, desceu pela esquerda e cruzou. A bola encontrou o joelho de Jonas na pequena área e morreu nas redes de El Shenawy.

O goleiro egípcio ainda colaboraria para o segundo gol brasileiro. Bruno César bateu falta na área e Fernandinho resvalou de cabeça, El Shenawy bateu roupa e o Jonas, outra vez no melhor estilo centroavante, não perdoou.

Pronto, a partida estava resolvida. Pois improvável que a inoperância do Egito pudesse representar algum risco. Os africanos quase levaram ainda o terceiro no fim, quando Dudu acertou a trave.

Agora Mano Menezes terá algum tempo para pensar em 2012. Quem sabe um de seus desejos para o ano que está por vir não possa ser a marcação de amistosos que realmente possam representar alguma coisa para a Seleção Brasileira? O torcedor brasileiro agradeceria, e muito.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.