quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cadeia Produtiva do Leite é discutida na EBDA de Itabuna

Legenda: EBDA visa fortalecer cadeia produtiva do leite




Uma série de reuniões técnicas sobre as quatro principais cadeias produtivas, trabalhadas pela Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Itabuna, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), começou a ser apresentada, nesta terça-feira (27), na sede da Empresa, para a equipe técnica de trabalho.

A primeira foi sobre a Bovinocultura Leiteira, a qual foi apresentada pelo técnico do Escritório Local da EBDA, de Itabuna, Nelson Fernandes Moura, que trabalha especificamente com essa cultura, há mais de 14 anos, e é referência regional no assunto.

A proposta das reuniões partiu do gerente regional, Wagner Ayres, com o objetivo de fazer um levantamento, em forma de pré-diagnóstico, da realidade das cadeias produtivas, na região, e também envolver um maior número de técnicos na realização e desenvolvimento desses trabalhos. “Teremos ainda essa semana, a apresentação da cadeia de apicultura. Para o mês de janeiro, já estão programadas reuniões sobre mandiocultura e fruticultura”, disse o gerente.

Pecuária de Leite

Na apresentação desta terça-feira, Moura mostrou os resultados que vêm sendo alcançados, nas unidades de produção familiar, desde que a EBDA começou a trabalhar com essas comunidades. De acordo com os dados explanados, a produtividade média leiteira, nessas propriedades, saltou de 2,8 litros ao dia, por vaca, para 5,5 litros. “Temos casos que, após esse a nossa interferência, a produtividade aumentou em mais de 100%, mudando, consideravelmente, a vida do agricultor”, comentou o técnico.

Ainda de acordo com os dados apresentados, a média de natalidade do rebanho, que era apenas de 35%, quase que dobrou, atingindo um percentual de 69%. “Para alcançarmos esses resultados, trabalhamos, principalmente, com a nutrição do animal, observando questões como pastagem, água e sal mineral, que devem ser oferecidas em quantidade e qualidade, para o rebanho”, declarou Moura, que presta atendimento a 45 famílias que vivem nos municípios de Itabuna, Itapé e Buerarema, sendo que dessas, pelo menos 15, recebem assistência técnica de modo sistemático, da EBDA.

A produção de leite nas 45 propriedades atingiu, somente no mês passado, a marca de 70.950 litros, sendo a produção diária de 2.365 litros, e a média, por produtor, equivale a 52,5 litros/dia.

Bubalinocultura na agricultura familiar

Uma outra ação da EBDA, demonstrada por Nelson Moura, foi a introdução, pioneira, na agricultura familiar regional, da bubalinocultura. Dois agricultores do Sul da Bahia cederam suas propriedades para a EBDA implantar Unidades de Observação (UO) de bubalinos, e, cada um, recebeu três búfalos – sendo duas fêmeas prenhas e um macho.

A EBDA vem acompanhando a adaptação desses animais, adquiridos na própria região, e analisando a viabilidade dessa cultura para a agricultura familiar. “Percebemos que os agricultores, com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da EBDA, estão conseguindo se relacionar de forma satisfatória com os animais, porém ainda é cedo para falarmos em resultados, os quais devem ser apresentados até julho de 2012, data prevista para o final do projeto”, ressaltou o técnico.

No final do evento, cada representante dos Escritórios Locais da EBDA, no Território Litoral Sul, presentes na reunião, indicou técnicos de suas unidades, para intensificar os trabalhos com a cadeia produtiva do leite, na área de sua jurisdição. “Sabemos do potencial dessa região para a pecuária de leite. Precisamos oferecer Ater de qualidade, como a já oferecida nos municípios atendidos por Moura, para colaborarmos com a ascensão dessa cadeia produtiva em nosso território”, concluiu o gerente Ayres.


Fonte: EBDA/Assimp/ Jamili Nunes

0 comentários:

Postar um comentário

.

.