quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Regional da EBDA de Itabuna apresenta avaliação das ações do ano


Na última semana do ano, a Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Itabuna, órgão ligado à Secretaria da Agricultura (Seagri), apresentou, um relatório técnico com o balanço das principais atividades realizadas, em 2011, pelos onze escritórios locais, a ela vinculados. O documento, elaborado pelas técnicas Pabliane Lawinscky, Raquel Moraes e Alexandra Bomfim, foi apresentado, nesta terça-feira (27), pelo gerente regional Wagner Ayres, em uma reunião com a equipe de trabalho da gerência.

De acordo com o relatório, este ano, 78 técnicos, de diferentes áreas de atuação, foram incorporados ao quadro da gerência regional de Itabuna, aumentando o número e a qualidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), prestados aos agricultores familiares da região. A contratação dos novos técnicos foi realizada, através do Programa Pacto Federativo, em uma parceria entre a EBDA, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Ao todo, em 2011, foram oferecidos, somente nos municípios atendidos pela Gerência Regional de Itabuna, cerca de 40 cursos, distribuídos entre as áreas técnica, como galinha caipira, apicultura, olericultura, pecuária de leite; social, como segurança e saúde dos trabalhadores rurais, e, ambiental, com destaque para implantação de sistemas agroflorestais e agroecologia. “Esses cursos vêm sendo oferecidos visando formar, de maneira eficiente e satisfatória, agentes multiplicadores de informação”, lembrou o gerente Ayres, que assumiu o cargo no último mês de novembro, com o compromisso de fortalecer as principais cadeias produtivas exploradas pelos agricultores familiares, na área de atuação da Gerência.

Outras ações, relacionadas principalmente ao acesso de agricultores familiares ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como renegociação da dívida, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), elaboração de projetos, além de acompanhamento aos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), de Alimentação Escolar (Pnae) e de distribuição de sementes (Semeando), somam um quantitativo de cerca de 2.250 atividades e orientações oferecidas aos agricultores familiares, nestas regiões.

Divulgação

Neste ano de 2011, apenas no Território de Cidadania Litoral Sul, mais de 100 atividades da EBDA, entre cursos, palestras, projetos, reuniões, experiências exitosas com a agricultura familiar, foram noticiadas pela imprensa regional, estadual e nacional, com mais de 700 (re) publicações, nos veículos de comunicação, como sites, emissoras de rádio e televisão, e jornais impressos. “A população pôde conhecer, através da imprensa local, os importantes serviços oferecidos pela Empresa, de forma gratuita e de qualidade”, ressaltou a jornalista da EBDA, que atua no Território Litoral Sul, Jamilly Nunes.

Gerência

A Regional da EBDA de Itabuna atende a 48 municípios distribuídos entre os Territórios Litoral Sul – atuando em todos os 27 municípios que compõem o território; Baixo Sul – em 13 municípios; no Médio Rio de Contas – em três municípios; Região de Itapetinga – dois municípios; e Costa do Descobrimento – em três municípios.

O quadro de funcionários da gerência é composto por 156 técnicos, sendo 49 do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), 72 da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) – que presta assistência aos assentamentos de reforma agrária -, e 35 do Pacto Federativo. “Com a colaboração dos técnicos e a compra de novos veículos, que já está em processo de licitação, temos certeza que em 2012 vamos conseguir oferecer os serviços de responsabilidade da EBDA, com mais qualidade e eficiência, colaborando, ainda mais, com o desenvolvimento da agricultura familiar, no Estado”, concluiu o gerente Ayres.

Fonte: EBDA/Assimp /Jamili Nunes

0 comentários:

Postar um comentário

.

.