sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Para conquistar ‘corações e mentes’, Exército faz Natal no Alemão ocupado



O Exército vai promover, neste sábado, uma festa de Natal no Complexo do Alemão e da Penha, com shows, distribuição de brinquedos e lanches. Entretanto, bem além do gesto de simpatia e das boas intenções, a celebração têm um objetivo militar estratégico determinado: “conquistar corações e mentes” da população.

Seguindo a doutrina de operações psicológicas, com ações de “propaganda” desse tipo, os militares pretendem projetar uma imagem positiva da força e ganhar a confiança dos moradores. A meta é se aproximar da comunidade, criar vínculos e diminuir a resistência à atuação da força de segurança, com vistas a facilitar a operação diária no lugar e abrir canal de informações e denúncias contra criminosos.


O termo "corações e mentes" se notabilizou com o discurso de posse do presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1961, quando afirmou que "a paz está nos corações e mentes de todos" e, portanto, é necessário "lutar para construir a paz" e "um desejo pela paz".

O termo foi apropriado pela doutrina de operações psicológicas e, desde então, palavras e prática de ações sociais vêm sendo usados por exércitos em guerras pelo mundo afora - mais recentemente, no Afeganistão e no Iraque - com o objetivo de ganhar o apoio da população local, além da guerra da comunicação e da "opinião pública".

Na Penha e no Alemão, haverá shows natalinos, com apresentação de artistas e recreadores infantis. Os militares vão distribuir brinquedos, recreação e entretenimento com brinquedos, demonstração de cães e cavalos e apresentação das bandas de música. Haverá atividades para as crianças, como “soldado por um dia”. Os moradores poderão fazer lanches, com sanduíches, refrigerante, suco e água.

1 comentários:

  1. PARABÉNS AO EXÉRCITO.
    ELES ESTÃO FAZENDO O QUE OS GOVERNOS DO RIO DEVERIAM TER FEITO.
    CRISTIANO
    FLORIANÓPOLIS - SC

    ResponderExcluir

.

.