quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Parlamentares do PSDB lideram ranking dos mais bem avaliados na Câmara

Deputados do PSDB ocupam 15 das 30 posições do ranking divulgado pela revista “Veja” com os parlamentares mais bem avaliados do Congresso. No topo da lista, estão Eduardo Barbosa (MG), Jorginho Mello (SC) e Mara Gabrilli (SP), que receberam as melhores notas no levantamento. A classificação considerou a atuação dos escolhidos em oito grandes eixos, como sistema tributário, infraestrutura, combate à corrupção e qualidade da educação.

Rui Palmeira (AL), um dos nomes do ranking, se disse muito feliz por ver o reconhecimento de seu trabalho. “Entre os critérios que a revista utilizou está a atuação nas comissões, que não têm o destaque merecido na imprensa. As comissões são a alma do Congresso, onde acontecem os debates mais aprofundados sobre matérias de grande relevância. E muitas vezes essa discussão não é reverberada”, comentou.

Para Raimundo Gomes de Matos (CE), que também alcançou uma alta colocação, os parlamentares devem se concentrar em projetos propositivos para melhorar o país. Na avaliação dele, a base governista tem deixado isso de lado. “A maioria dos parlamentares que vêm trabalhando por um Brasil melhor é do PSDB, diferente do que acontece em outras legendas”, afirmou. Nenhum integrante do PT, partido da presidente Dilma, foi selecionado.

A revista excluiu da análise parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa. Os pesquisadores definiram as 54 proposições mais relevantes que tramitaram em 2011. Eles levaram em conta pareceres em relatorias, o posicionamento do deputado, apresentação de emendas e pronunciamentos. A posição que o deputado ocupa expressa seu grau de ativismo legislativo em relação aos temas centrais. Ganharam pontos aqueles que ajudaram a derrotar a recriação da CPMF e o projeto do trem-bala, que deve ligar Campinas ao Rio de Janeiro.

“Recebi a notícia com orgulho, pois é muito bom ver nosso trabalho reconhecido. Fiquei ainda mais feliz por saber que dos parlamentares listados, a metade é do PSDB. É um privilégio, um reconhecimento, mas ao mesmo tempo um estímulo para continuarmos trabalhando”, disse Márcio Bittar (AC), outro integrante do ranking.

Em primeiro lugar na lista, Eduardo Barbosa falou à revista sobre os entraves no trabalho do Legislativo. “Não há uma agenda de estado compartilhada com a sociedade nem com o Parlamento. Há estratégias definidas por uma ação de governo, e a maioria corre para aprová-la. Essa é a nossa fragilidade democrática”, completou. Também integram a lista Jutahy Junior (BA), César Colnago (ES), Luiz Carlos (AP), Paulo Abi-Ackel (MG), Antonio Imbassahy (BA), Vanderlei Macris (SP), Luiz Nishimori (PR), Carlos Brandão (MA) e Dudimar Paxiuba (PA).

A relação, feita com a colaboração do Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), deve ser feita anualmente.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.