sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bahia Pesca mostra ações realizadas em 2011

Nesta quinta-feira (29), o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Isaac Albagli, apresentou as ações realizadas em 2011 durante a última reunião do ano do Conselho de Administração. Além da reforma e ampliação da Estação de Piscicultura Caiçara II em Paulo Afonso, com capacidade para produzir 15 milhões de alevinos/ano, Albagli destacou que, no município, está sendo construída uma unidade de beneficiamento de pescados.

Segundo o balanço apresentado, a reforma de outras sete estações fez a produção anual de pescados saltar de 15 milhões para 65 milhões de alevinos. “Neste ano, foram distribuídos 30 milhões de alevinos para pequenos piscicultores. A assistência técnica aos produtores também foi intensificada com a contratação de mais 12 engenheiros de pesca, dobrando assim o quadro técnico de campo”, explicou Albagli.

Ainda com relação à assistência técnica, a Bahia Pesca atendeu aproximadamente mil famílias ribeirinhas de 30 municípios, em projetos de cultivo de tilápias em tanques-rede e viveiros, além de ampliar de oito para 28 as unidades de atendimento, atingindo todos os Territórios de Identidade do Estado.

Sobre a produção de pescados, o presidente lembrou que a Bahia mantinha a 5ª posição no ranking nacional com uma média de 79 mil toneladas/ano. “Agora nossa produção é de 121 mil toneladas/ano, subindo para o terceiro lugar no Brasil. E em pouco tempo, deveremos galgar a segunda posição, já que as obras dos terminais pesqueiros em Salvador e Ilhéus serão concluídas em 2012”, informou.

Também será concluída, no próximo ano, a obra do Centro Vocacional Tecnológico Territorial, que está sendo construído na fazenda Oruabo, em Santo Amaro da Purificação. Esta unidade vai atender pescadores, aquicultores, marisqueiras e estudantes, com ações voltadas para o desenvolvimento de tecnologias de beneficiamento.

Para proteger a saúde das marisqueiras, foram distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e kits marisqueiras (com fogão ecológico, conjunto de panelas, bancada e cuba inox). Já as famílias que atuam no cultivo e reprodução de algas receberam kits para a fabricação de sabonetes.

Nas comunidades de pescadores artesanais, a Bahia Pesca participou da confecção e distribuição de 43 mil carteiras funcionais, entrega de equipamentos de segurança e salvatagem (colete salva-vidas e boia), de pesagem e estocagem, apetrechos de pesca, barcos de fibra de vidro e fábricas de gelo.

A empresa ainda patrocinou cursos de piscicultura e beneficiamento de pescados, além de capacitação em mecânica de motores marítimos e restauração de embarcações de madeira e fibra.

O presidente da Bahia Pesca informou também que, pelo segundo ano consecutivo, o balanço da empresa terá resultado positivo, o que não ocorria desde a sua fundação, há 27 anos. Para o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “apesar das dificuldades financeiras, a Bahia Pesca cumpriu seus objetivos atendendo milhares de famílias de pescadores, marisqueiras e aquicultores que vivem da atividade.”

Marival Guedes

Assessor de comunicação da Bahia Pesca

0 comentários:

Postar um comentário

.

.