sábado, 19 de março de 2011

Dilma se compara a Obama por quebrar barreiras na Presidência


Na primeira declaração após a reunião com seu colega americano, Barack Obama, a presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (19) que as duas maiores democracias das Américas romperam barreiras ao eleger, respectivamente, um negro e uma mulher para os seus mais altos cargos. O mandatário foi recebido no Palácio do Planalto e teve um reunião de mais de uma hora com lideranças brasileiras.

"A sua visita ao meu país me enche de alegria, desperta os melhores sentimentos de nosso povo e honra a histórica relação entre Brasil e Estados Unidos", disse Dilma, que depois citou a simbologia de ocupar a Presidência da República no mesmo momento em que ele está na Casa Branca.

Dilma afirmou que entre os nove presidentes americanos que vieram ao Brasil, Obama é "aquele que encontra o país em um momento mais vibrante". Ela atribuiu isso à combinação de uma política econômica séria e uma estratégia de inclusão, "que fez do nosso país um dos mais dinâmicos do continente".

A presidente aproveitou para citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem Obama teve uma boa relação inicial, azedada mais tarde pela relação com a teocracia do Irã. Dilma disse ainda que, apesar das concordâncias, não deixará de pontuar diferenças com os EUA.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.