quarta-feira, 30 de março de 2011

Corpo de José Alencar chega ao Palácio do Planalto para velório aberto ao público


O corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar chegou por volta das 11h desta quarta-feira (30) ao Palácio do Planalto, onde será velado até às 23h de hoje. O velório será aberto ao público. O caixão foi transportado por um carro do aberto Corpo de Bombeiros em um cortejo de cerca de 18 quilômetros.

Na chegada ao palácio, o corpo de Alencar foi recebidos com honras de chefe de Estado, com salvas de tiros de canhão.

Alencar morreu, aos 79 anos, na tarde de terça-feira (29) após uma luta de 13 anos contra um câncer na região abdominal. Por volta das 10h05, o avião que o trouxe de São Paulo pousou na Base Aérea de Brasília, após ter saído do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta das 7h. O avião que levava os familiares do ex-vice-presidente chegou antes, por volta das 9h20.

Na capital federal, o corpo foi recebido com honras de chefe de Estado pelos presidentes da República, Michel Temer (interino), do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluso. O governo federal decretou luto oficial de sete dias.

Da base aérea, o corpo segue em cortejo, no carro do Corpo de Bombeiros, para o velório no Salão Nobre do Palácio do Planalto. A sugestão foi feita ao filho mais novo de Alencar pela presidente Dilma Rousseff, que, em viagem a Portugal, sugeriu o local assim que foi comunicada da morte.

O velório será aberto para visitação pública e deve durar todo o dia. Na quinta-feira (31) de manhã, o corpo segue para Belo Horizonte (MG), onde será velado no Palácio da Liberdade inicialmente das 8h30 às 13h. O enterro será na parte da tarde, no cemitério do Bonfim, mas o horário ainda não foi divulgado.

Dilma antecipou o retorno para o Brasil, a exemplo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também está no país. Eles retornariam na madrugada desta quinta (31) de Coimbra, mas sairão ao meio-dia (8h, em Brasília) logo após Lula ser homenageado. A previsão é que cheguem a Brasília no início da noite.

Em pronunciamento em Coimbra, emocionada, Dilma enalteceu os oito anos de Alencar no governo Lula e definiu: "É um momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com ele", disse, para completar: “Ele foi inesquecível para o nosso país, todos nós estamos muito emocionados”, afirmou, ao lado de Lula, também bastante emocionado.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.