terça-feira, 1 de março de 2011

Comissão do Porto Sul é instalada e definirá cronograma de trabalho




A Comissão Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste/Porto Sul já é realidade na Assembleia Legislativa da Bahia, com a proposta de contribuir para o debate, com audiências públicas para esclarecimento da sociedade civil e para tentar viabilizar alternativas que provoquem o menor impacto ambiental possível. Requerida pelo deputado Augusto Castro, do PSDB de Itabuna, a comissão, também conhecida como Comissão do Porto Sul, terá os trabalhos conduzidos pela deputada Ivana Bastos (PMDB), como presidente, e o deputado Euclides Fernandes ( PDT), como vice-presidente.

A deputada Ivana Bastos, ao instalar a comissão com a participação de oito parlamentares, fez uma saudação especial a Augusto Castro, por sua iniciativa em propor a criação desse colegiado. “Acredito que essa será uma das comissões mais importantes desta Casa”, disse a deputada. A presidente da Comissão de Infraestrutura, deputada Angela Souza (PSC), também parabenizou o deputado pela iniciativa.

Augusto Castro propôs que logo na primeira reunião seja definido um cronograma de reuniões e visitas, para que a Assembleia possa ouvir representantes do Governo, da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, da Bahia Mineração (Bamin) e do Ibama, cujo parecer técnico aponta para um grande impacto ambiental do projeto e sugere que seja escolhido outro local que não Ponta da Tulha para a implantação do Porto Sul.

Por sugestão da deputada Maria Del Carmen (PT), os primeiros convidados serão representantes do Governo do Estado, para que apresentem aos parlamentares o projeto do Complexo Intermodal, que traz em seu bojo a Ferrovia de Integração Oeste-leste, o Porto Sul e o Aeroporto Internacional de Ilheus. Foi aprovada a proposta de a primeira audiência pública acontecer através de uma reunião conjunta das comissões do Porto Sul e de Infraestrutura. No próximo dia 16, às 10h30, será realizada a primeira reunião da comissão, com definição do cronograma.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.